Dave Navarro comenta a importância de seu álbum preferido do Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 06 de outubro de 2022
Em meados dos anos 80, o rock californiano foi tomado por uma mistura de rock, funk e rap com o surgimento de bandas como Red Hot Chili Peppers e Jane's Addiction. Formado pelo vocalista Perry Farrell e o baixista Eric Avery em 1985, chegou a sua formação mais clássica no ano seguinte com a entrada do baterista Stephen Perkins e o guitarrista Dave Navarro.
Janes Addiction - Mais Novidades
Uma década depois Navarro era guitarrista justamente do Red Hot Chili Peppers, substituindo John Frusciante. Com ele a banda lançou o famigerado "One Hot Minute" que, embora apareça em muitas daquelas listas de piores álbuns, possui grandes músicas como "Friends" e "Aeroplane".
Ao longo de sua carreira, Dave sentiu na pele os efeitos nocivos da fama e das drogas, hoje sendo um grande defensor dos cuidados com a saúde mental. "Vocês falam sobre questões de saúde mental", disse ele para a revista Revolver, "mas só dão 3 minutos e meio às pessoas para que lidem com isso. Não rola. Tem que ser [o tempo de] um álbum."
Na mesma entrevista, ele falou sobre álbuns que o ajudaram em tempos difíceis, e mencionou um dos que ele mais utiliza para cuidar de sua própria saúde mental: "Physical Graffiti", no Led Zeppelin.
"'Physical Graffiti' é um daqueles discos que não consigo parar de ouvir. Eu nunca ouço aquele disco o bastante! É um daqueles que possui tantas camadas para mim em termos de fascinação com o processo de gravação. E o conteúdo lírico — tem muito conteúdo fantástico nas letras. Meio que te tira da realidade um pouco, mas te dá a oportunidade de se perder na multiplicidade das emoções humanas.
"Então, para mim, ouvir o 'Physical Graffiti' do começo ao fim requer levantar e virar o lado dois, depois trocar o disco, e aí virar o lado quatro — é uma experiência do c*ralho! Aquilo é uma sessão de terapia. É investir um certo tempo em cuidar de si mesmo fazendo algo agradável e com o qual ainda se identifica. Você pode não saber o que cada coisa significa, mas se identifica. Eu amo isso! Eu adoro quando não faço ideia do que os caras estão falando, mas fico, tipo: 'É ISSO AÍ!'"
"Physical Graffiti", lançado em 1975, é o sexto álbum de estúdio do Led Zeppelin, e o único duplo. Considerado o trabalho mais progressivo da banda, mistura diversos elementos musicais com uma incessante busca por novas sonoridades no estúdio. Para muitos fãs, o álbum retrata a banda em seu auge criativo.
Atualmente, Jane's Addiction está na estrada pela América do Norte com a turnê Spits on Fire, em conjunto com o Smashing Pumpkins. Entretanto, Dave Navarro ficou de fora por sofrer com persistentes sequelas de covid-19 — em seu lugar assumiu temporariamente Troy Van Leeuwen, do Queens of the Stone Age.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026


Sem Perry Farrell, instrumentistas do Jane's Addiction se reúnem em estúdio
A banda que é o "Led Zeppelin do rock alternativo", segundo Taylor Hawkins
Tom Morello e a banda que salvou o hard rock, de acordo com o guitarrista do RATM


