Mötley Crüe x Guns N' Roses: O dia que Vince Neil socou Izzy Stradlin
Por André Garcia
Postado em 04 de outubro de 2022
No final da década de 80, o Mötley Crüe gozava do status de maior banda de rock pesado dos Estados Unidos até que o surgimento do Guns N' Roses ameaçou seu reinado. Dessa forma, ambas as bandas estavam em pé de guerra em 1989, quando a rivalidade chegou às vias de fato com o vocalista Vince Neil socando o guitarrista Izzy Stradlin.
Conforme publicado pela Classic Rock, a treta começou quando a modelo Sharise Ruddell, esposa de Vince, acusou Izzy de tê-la agredido.
"Eu estava no The Cathouse, e Izzy estava dando em cima de mim. Ele estava doidão. Eu disse para ele tirar as mãos de mim, que eu era esposa [de Vince Neil], aí ele pegou minha blusa e puxou para baixo. Eu dei um tapa na cara dele, e ele me chutou com toda força na barriga. Ele me deixou sem ar. Todo mundo viu."
Como o mundo do rock é pequeno, no dia 6 de setembro o Guns N' Roses foi ao MTV Awards receber um prêmio que seria entregue pelo Mötley Crüe. A noite foi caótica, mas dá para ter uma ideia do que aconteceu a partir dos relatos dos envolvidos.
"Nós estávamos saindo do iluminado palco para a escuridão", contou Alan Nive, então manager do Guns, "e de repente Vince veio correndo e acertou a cara de Izzy." No livro The Dirt, Vince Neil relembrou: "Quando Izzy saiu do palco [....], eu estava esperando por ele. Todo o meu sangue correu para minha mão, e eu derrubei ele. Ele caiu no chão que nem um saco de batata."
O que o vocalista do Mötley Crue não contou foi o que aconteceu em seguida. Segundo Tom Petty, "nosso técnico de som, Jim Lenahan, estava saindo do palco com a gente, e estava, tipo: 'Eu nem conheço esse tal de Izzy, mas ele está com a gente!', então ele pegou Vince Neil. Izzy estava ficando bastante com o olho roxo naquela época. Eu acho que ele já estava com o olho roxo antes de Vince bater nele."
"Eu agarrei Vince e rapidamente joguei ele de costas no chão", disse Niven. "Minha mão esquerda estava no pescoço dele e meu punho direito já estava cerrado e pronto para arrebentar o nariz dele. Mas eu tive um momento de clareza e pensei 'Se eu fizer isso, não vai dar certo…', então deixei ele levantar."
Até Sebastian Bach, presente com o Skid Row, estava envolvido. "Eu estava do lado do palco quando Vince socou Izzy", contou. "A pulseira de ouro dele saiu voando quando ele acertou Izzy. Era um pedação de ouro! Vince estava bufando e eu falei, tipo: 'Cara, achei sua pulseira!' E ele respondeu: 'Pode ficar para você, cara…' Na época, se alguém falasse mal da sua banda, você era obrigado a dar uma porrada. Aquilo era considerado totalmente compreensível."
Quando soube do acontecido, Axl Rose comprou a briga de seu guitarrista. "Antes de chegarmos à saída", escreveu Vince Neil, "Axl apareceu atrás da gente que nem um bicho: 'Vem cá, seu filho de uma p*ta! Eu vou te matar!' Eu dei meia-volta. Ele estava com a cara suada e retorcida. 'Vem pra cima!', eu disse para ele — e falava sério. Ele olhou para mim e gritou que nem uma mariquinha 'Só não se mete com a minha banda de novo, ok?', e foi embora."
A treta poderia muito bem ter sido encerrada ali, mas ela se estendeu em uma troca de insultos através da imprensa — que adorava alimentar aquele tipo de coisa. Daquela guerra verbal, os vocalistas acabaram se desafiando para resolver o assunto na porrada, o que jamais aconteceu.
"Depois de Axl arregar meia dúzia de vezes, eu fui na MTV e mandei um recado para ele", contou Vince. "Eu disse que se Axl quisesse brigar comigo, então teria que ser diante do mundo inteiro. Disputaríamos três rounds, e aí o mundo veria que era o v*adinho. Mas eu nunca recebi uma resposta de Axl — nem naquele dia, nem na aquele mês, nem naquele ano, nem naquele século."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps