Produtor Ed Stasium conta como capturou a essência dos Ramones em "Rocket to Russia"
Por André Garcia
Postado em 03 de outubro de 2022
Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy formaram o Ramones em 1974 com a intenção de acabar com a "chatice" do progressivo e fazer o rock voltar a ser simples, divertido e acessível. Em agosto de 1977, o quarteto entrou no estúdio Mediasound em Nova Iorque para gravar seu terceiro álbum, "Rocket to Russia" — amplamente considerado o melhor de sua discografia.
Ramones - Mais Novidades
O disco foi produzido por Tony Bongiovi e Tommy Ramone, mas teve uma importante colaboração de Ed Stasium como engenheiro de som, que foi o responsável por captar a essência da banda. Para isso, ele usou uma técnica de captura de som ambiente que aprendeu com Roy Thomas Baker.
"Era uma sala enorme, quase como uma catedral", relembrou ele em entrevista para a Classic Rock. "Quando entrei lá, pensei 'Vou usar o som e a ambientação dessa sala como Roy me inspirou'. Botei microfones na sala para captar eles ao vivo. O som daquela sala pegou tudo, e a gravação levou uns dois dias."
"Quando Bill Inglott, meu coprodutor nesse box set, encontrou as [fitas] multicanais nos cofres da Warner Brothers e passou para o digital… a primeira coisa que eu fiz foi ouvir o som da sala. Minha nossa, aquilo soava ótimo! Quando mixamos o álbum originalmente, não incorporamos muito o som da sala — aquilo ficou mais escondido. Mas que revelação foi ouvir aquelas faixas agora!"
"Aquelas mixagens são da banda em estúdio ao vivo: uma mixagem nua, crua e direta. Apenas a banda entrando em estúdio e sendo captada por aqueles microfones. Nada de vocais dobrados, overdubs de guitarra, ou vocais de background. Os Ramones integralmente, com tudo!"
O produtor relembrou ainda que graças à sua gravação ambiente ele pôde no box set resgatar uma versão perdida de "I Don't Care", até então inédita:
"Eu sempre pensei que a versão de 'I Don't Care' no álbum original era a mais nova, mas quando ouvi as fitas recentemente, percebi que a versão que gravamos no Mediasound jamais foi usada, e usamos a versão do lado b [de 'Sheena Is A Punk Rocker'] no álbum original. A versão de aniversário do álbum foi é a primeira vez que ela foi lançada: ligeiramente mais lenta e com uma sonoridade diferente. As fitas multicanais [dos singles de] 'Sheena [Is A Punk Rocker]' e 'I Don't Care' sumiram, mas felizmente temos essa versão", concluiu.
"Rocket to Russia" foi recentemente relançado em box set contendo faixas ao vivo, outtakes e a aguardada 40th Anniversary Tracking Mix, que usa as gravações do som da sala de Ed Stasium. Já disponível nos serviços de streaming, tanto para os novos fãs quanto para os das antigas, vale a pena conferir esse clássico da forma como a banda soou no estúdio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses


A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Quando os Ramones viraram arma cultural na Guerra Fria
Anthony Kiedis relembra "bizarra" demonstração de profissionalismo dos Ramones
A reação de Johnny Ramone quando viu que Digão do Raimundos tocou melhor que CJ


