Anthony Kiedis relembra como foi sua primeira ida para a reabilitação
Por André Garcia
Postado em 23 de novembro de 2022
O Red Hot Chili Peppers surgiu na década de 80 e fez um sucesso explosivo com o álbum "Blood Sugar Sex Magik" (1991) — que levou o quarteto a lotar estádios pelo mundo. Dessa forma, vida de seu vocalista Anthony Kiedis se tornou um turbilhão com a fama se misturando ao vício em drogas, combinação que tirou sua vida dos trilhos e quase pôs tudo a perder.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Com a autoridade de alguém que chegou ao fundo do poço e conseguiu dar a volta por cima, o frontman falou sobre dependência química para o podcast de Joe Rogan. Entre outras coisas, ele relatou como foi sua primeira internação em uma clínica de reabilitação.
"Meu melhor amigo morreu, ele usava [drogas]. Aquilo me destruiu emocionalmente, mas continuei usando depois que ele morreu. Até que cheguei ao ponto em que não conseguia lidar com os efeitos colaterais das drogas e bebida que inundavam meu corpo. E ainda assim, permanecia totalmente consciente, sem ter o efeito esperado. Eu ficava, tipo: 'Isso é horrível! Estou introduzindo todo esse veneno em mim, e ainda estou aqui.'"
"Ainda não tinha muitas clínicas de reabilitação na época, então liguei para um amigo careta perguntando onde eu encontrava uma. Ele disse 'A única que conheço é cara, custa 10 mil dólares'. Eu tinha 10 mil — era exatamente o quanto eu tinha, e gastei tudo indo para a reabilitação."
"Eu cheguei lá, fiz o check-in, e tinha 30 viciados na sala. Cada um com um caminho diferente na vida (tinha de atleta a cara do S.W.A.T.), mas todos com aquela doença em comum. O aconselhador disse: 'Estou vendo 30 de vocês, então pelo menos um vai sair daqui sóbrio.' E eu pensei 'Saiam da minha frente!', porque eu era tão egocêntrico... 'Eu vou levar essa!'"
"Depois eu percebi que aquilo era um processo que tinha um aspecto de serviço, de se tornar mais humilde. E aquele foi o começo para mim dos anos que levei para ir de totalmente idiota a parcialmente idiota."
Red Hot Chili Peppers
Considerado a personificação do rock californiano, o Red Hot Chili Peppers foi formado em 1983 por Anthony Kiedis e Flea. Desde o princípio, a banda sempre teve em seu DNA a mistura de ritmos, especialmente punk rock, funk e rap.
Com a entrada de Chad Smith na bateria e John Frusciante na guitarra, no começo da década seguinte eles chegaram ao estrelato com "Blood Sugar Sex Magik" (1991), alavancado por estrondosos hits como "Give It Away" e "Under the Bridge".
Por mais que a década de 90 tenha começado bem, ela reservava para a banda um inferno astral. Após a saída de seu guitarrista em 1992, lançou "One Hot Minute" (1995) — com Dave Navarro na guitarra — muito mal recebido, derrubou a popularidade do quarteto. Quando parecia que tudo estava perdido, com o retorno de Frusciante e o lançamento de "Californication" (1999), a banda fez mais sucesso do que nunca. Essa nova fase rendeu ainda "By The Way" (2002) e "Stadium Arcadium" (2006).
Com a nova saída de John Frusciante em 2009, assumiu a guitarra Josh Klinghoffer, que gravou "I'm With You" (2011) e "The Gateway" (2016). Com o novo retorno de Frusciante em 2019, a banda lançou "Unlimited Love" e "Return of the Dream Canteen" (ambos em 2022).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps