O dia que P.A. confundiu nome de sua banda RPM com título público federal anti-inflação
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de novembro de 2022
A história do RPM é digna de filme e se confunde com a do rock nacional produzido ao longo dos anos 1980. Em entrevista no canal Vitrola Verde, o saudoso baterista Paulo Pagni, conhecido como P.A., relembrou a história de como foi convidado para integrar a trupe de Paulo Ricardo.
RPM - Mais Novidades
De acordo com o músico, houve uma confusão no telefone, já que o nome da banda era RPM, mas ele entendeu ORTM, que significa Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional. Esse termo dizia respeito a um título público federal emitido entre os anos de 1964 e 1986 que tinha objetivo de evitar que a inflação fizesse uma corrosão no valor das aplicações futuras.
"A história de quando eu entrei para o RPM foi a seguinte. Eu tinha feito uma jam com o Luiz Schiavon um tempo atrás. Aí, do nada ele me ligou e disse que estava com uma banda. Ele falou que foram contratados, mas estavam sem batera. Ele lembrou de mim e eu lembrei dele. Lembro que ele tocava bem. Nessa época, tudo que me chamavam eu ia conferir. Eu estava com seis bandas! Eu tinha entendido que o nome da banda era ORTM, que significa Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional! No caminho, fui pensando nesse nome. Depois que cheguei para o ensaio que entendi que era RPM. Eu levei a bateria e já rolou uma química e empatia. Ensaiamos na casa do Ciro Pessoa, no porão e falei para eles contarem o tempo que eu entraria em seguida. Foi um ótimo ensaio, me dei bem com o Paulo Ricardo logo de cara. Eles estavam buscando baterista já tinha muito tempo. Disse que estava dentro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
A música que fez o Guns N' Roses conseguir contrato mas ficou guardada por seis anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Os três álbuns de estúdio que Alice Cooper não lembra de ter gravado

Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
O motivo que ainda impede Paulo Ricardo e Fernando Deluqui de reunir o RPM
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Paulo Ricardo revela a verdadeira origem de "Rainha", clássico do RPM
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
O único megahit do RPM que Paulo Ricardo não toca mais no show por justo motivo


