O grande sucesso dos anos 80 que antecipou tecnologias atuais e enriqueceu seu autor
Por Bruce William
Postado em 12 de novembro de 2022
Em um vídeo onde comenta a notícia que "Every Breath You Take", canção lançada pelo The Police em seu álbum de 1983, "Synchronicity", atingiu a marca de um bilhão de visualizações no youtube, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu conta, dentre outras coisas, como a canção antecipa em seus versos tecnologias que seriam usadas anos mais tarde:
"Vários especialistas em sociologia dizem que certas frases da canção se referem a métodos de controle e vigilância atuais", comenta Regis, enfatizando: "De alta tecnologia, diga-se de passagem!". Em seguida ele explica: "Vou te dar um exemplo: tem uma frase da canção que diz 'Every breath you take', que é o título da canção, que no caso se refere implicitamente ao que a gente conhece hoje como os bafômetros", diz Regis. "Tem outra frase que diz 'Every step you take', que tem a ver hoje com as tornozeleiras eletrônicas. E tem uma outra frase que diz 'Every vow you break', que na verdade se refere ao que hoje a gente conhece como os detectores de stress vocais".
O próprio Regis admite que são associações, no mínimo, muito curiosas: "Muito maluca essa associação, eu nunca tinha pensado nisso", confessa. E mais adiante ele ainda comenta: "Esta foi a canção que tornou Sting um milionário até hoje, só pela grana de direitos autorais que ele recebe até os dias atuais, uma coisa impressionante, ele virou um milionário só por causa desta música!", explica.
O vídeo completo, onde Regis conta estas e muitas outras histórias sobre "Every Breath You Take" do The Police, pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps