Para Ritchie Blackmore, o Deep Purple ficou "meio monocórdico" antes de sua saída
Por André Garcia
Postado em 05 de novembro de 2022
O Deep Purple na primeira metade dos anos 70 esteve no topo do rock com obras-primas como "Machine Head" (1972) e "Burn" (1974), mas no começo da década de 90 a banda estava em baixa. Afinal de contas, "Slaves and Masters" (1990) e "The Battle Rages On…" (1993) não estão exatamente entre os favoritos dos fãs.
Deep Purple - Mais Novidades
Conforme publicado pela Blabbermouth, o próprio fundador da banda, o guitarrista Ritchie Blackmore, está de acordo com isso. Em recente entrevista para a Long Island Weekly, ele disse:
"Melodia é muito importante para mim, é algo importante. Tanto que, mesmo no Deep Purple, lá para o fim, antes de eu sair… nossa música ficou meio monocórdica. Não tinha muita melodia, e se eu não ouvir melodia, não consigo ter inspiração. Eu sinto isso com muitas bandas de rock pesado hoje em dia — nem digo death metal e essas coisas. Se a melodia não tiver lá, eu não consigo me interessar."
Ainda na mesma entrevista, ele falou sobre a banda que nos últimos anos vem sendo seu foco principal, o Blackmore's Night — onde faz música medieval com sua esposa, Candice Night.
"Eu não tenho muito interesse na abordagem moderna, com instrumentos modernos. Nós até usamos sintetizadores em certas coisas, mas elas estão lá só para ver como vamos prosseguir com os outros instrumentos. A ideia da coisa é voltar ao básico — música simples."
Deep Purple
O Deep Purple foi formado em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore. Muito influenciado por Jimi Hendrix e Cream, fazia um pop psicodélico que não emplacou. Foi apenas com a entrada de Ian Gillan e Roger Glover que fez sucesso com "In Rock" (1970).
Com o lançamento de "Machine Head" (1972), se consagrou em definitivo com uma das obras que mais influenciaram o surgimento do heavy metal. Hits como "Smoke on the Water" e "Highway Star" os levaram ao estrelato.
Em 1973, Gillan e Glover deram lugar aos então desconhecidos David Coverdale e Glenn Hughes. Essa nova formação lançou "Burn", o favorito de muitos fãs. Após a saída de Blackmore em 1975, ainda chegou a lançar "Come Taste the Band" (1975) com Tommy Bolin em seu lugar.
Após um hiato de 1976 a 84, o Deep Purple ressurgiu com a volta da formação de "Machine Head" em "Perfect Strangers" (1984). Em 1993 Blackmore saiu em definitivo, substituído por Steve Morse de 1994 a 2022, e atualmente por Simon McBride.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar

O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Como um cover levou Ritchie Blackmore a sair do Deep Purple e formar o Rainbow


