Em 1977, Bon Scott respondeu se o AC/DC era uma banda punk
Por André Garcia
Postado em 20 de dezembro de 2022
No começo de novembro de 1977, o AC/DC estava a poucas semanas de partir para uma turnê nos Estados Unidos ao lado do Rush, abrindo show para o Kiss.
Em passagem por Londres, no dia primeiro seu vocalista Bon Scott gravou uma entrevista para o programa musical australiano Countdown — um dos grandes apoiadores da banda em sua terra natal desde o começo de sua trajetória. Bem no auge do caos cultural provocado pelo surgimento do Sex Pistols e o movimento punk.
Em um momento de confusão terminológica, o AC/DC chegou a ser considerado não apenas uma banda punk, como uma dos maiores precursores. O assunto entrou em pauta no decorrer da entrevista, após o apresentador fazer um resumo da trajetória recente da banda.
Countdown: A um ano atrás, estávamos aqui fazendo uma entrevista. Naquele ponto, vocês falavam com publicações musicais Sounds, Enemy, Melody Maker... Vocês estavam sempre na mídia, sempre tinha alguma história sobre vocês. Vocês estavam lotando o Marquee toda noite e eram o que muita gente rotulou como "a primeira banda punk que surgiu" [Bon ameaça dizer algo, mas se contém]. Surgem então, os Sex Pistols [Bon dá uma risada] e por aí vai. Em cada esquina tem uma, até os nomes são parecidos, que se definem como bandas de punk rock ou new wave. Vocês entraram nas paradas de sucesso na América, e são muito, muito grandes na Europa. Como é voltar agora [a Londres] em meio a toda essa coisa de new wave enlouquecendo a Inglaterra? E vocês ainda arrastam multidões?
Bon Scott: Temos um grande público ainda. Temos nossos seguidores aqui, que não é punk, não é new wave... são apenas pessoas que curtem rock, que curtem nossa banda de rock. Nós até pensamos que essa coisa de punk e new wave poderia nos prejudicar um pouco, mas não. Aquilo foi uma grande moda, foi como qualquer outra grande moda por um tempo, e algumas bandas continuam se agarrando a isso. Mas o principal é dar ao rock n roll um chacoalhão, sabe? Por mais que a gente tenha meio que começado essa coisa toda — já tocávamos aqui antes dos Sex Pistols sequer existirem —, as pessoas só estão percebendo isso agora. Elas querem algo mais que [imita Johnny Rotten] "Anarquia e estupro!" e nós estamos fazendo isso. Estamos fazendo bem.
AC/DC
O AC/DC foi formado no começo dos anos 70 na Austrália pelos fanáticos por rock e blues irmãos Young — Angus e Malcolm formavam a dupla de guitarra, enquanto George, o mais velho, fazia papel de produtor e mentor. Com a entrada do icônico e carismático vocalista Bon Scott, a banda gravou seus primeiros álbuns, soberbas demonstrações de rock pauleira e sem frescuras.
Após anos de ralação emendando turnês e gravações sem parar, a banda iniciou sua ascensão internacional com "Let There Be Rock" (1977), chegando ao mainstream com "Highway to Hell" (1979). Por outro lado, recebeu um baque enorme com a trágica e inesperada morte de Bon Scott, superada em grande estilo com "Back in Black" (1980). Estreia de Brian Johnson no vocal, o sucesso foi tanto que o álbum está entre os mais vendidos de todos os tempos com dezenas de milhões de cópias vendidas.
Com o passar do tempo, a banda se manteve na primeira prateleira do rock com constantes lançamentos e turnês. O legado que construiu, até hoje é mencionado por quase tudo que é banda de rock pesado e heavy metal como uma das principais influências. Nos últimos anos sofreu duas grandes baixas entre 2016 a 2018 que colocaram a banda em cheque: a morte de Malcolm Young e o afastamento de Brian Johnson, substituído temporariamente por Axl Rose.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps