Titãs: traído, o baterista destruiu o quarto; Paulo Ricardo viu na TV a traição
Por Bruce William
Postado em 01 de dezembro de 2022
O trecho abaixo, extraído do vídeo onde o jornalista e historiador do Rock Nacional Júlio Ettore conta como aconteceram as saídas de cada um dos integrantes do Titãs, aborda a confusa troca de André Jung por Charles Gavin no posto de baterista. As informações e trechos exibidos no vídeo são da biografia "Titãs - A vida até parece uma festa" de Hérica Marmo e Luiz André Alzer.

Acompanhe com calma e atenção a história para não se perder nas reviravoltas: Júlio conta que, conforme a biografia, André Jung chegou a gravar o primeiro disco do Titãs, mas a banda não estava satisfeita com a sua performance pois achavam que o baterista tinha que ter uma pegada um pouquinho mais rock and roll. Eles achavam o André muito 'suave', queriam alguém mais 'porrada'. Então começaram a procurar um baterista até que um dia o Sérgio e o Branco assistiram um show do Ira! e quem estava na bateria era o Charles Gavin. Acharam a pessoa que buscavam.
Só que no intervalo de tempo que levou para o Branco ligar para o Sérgio fazendo o convite para ele ir para o Titãs, ele havia saído do Ira! e assumido a bateria do RPM. Então no dia 31 de dezembro de 1984 o Titãs fez um show no Rio de Janeiro, e na manhã do dia seguinte fizeram uma reunião no hotel onde estavam hospedados em Copacabana. Na reunião, André foi comunicado que ele seria dispensado da banda. "'Isso é um exercício de crueldade o que vocês estão fazendo! É o fim da picada decidirem me expulsar em pleno réveillon!' gritou o indignado baterista. Tentaram acalmá-lo dizendo que já haviam inclusive pensado no lado financeiro, o que deixou Andre ainda mais irritado: 'Porra, você ainda vem falar de grana!!!'. O sangue subiu na cabeça dele. O baterista deu um chute que arrebentou a porta da geladeira. Transtornado, ainda destruiu a porta do armário. Durante alguns minutos, o quarto parecia um estádio de futebol inglês com hooligans depredando tudo em volta". Nando Reis conseguiu levá-lo pra fora do quarto para que ele se acalmasse. Andre ainda por cima estava em lua de mel, havia acabado de se casar.

Júlio conta então que Paulo Ricardo ficou sabendo pela televisão que o RPM havia perdido seu baterista, pois os Titãs iriam tocar em algum lugar e o jornal local fez uma chamada ao vivo com a banda, até que em um ponto a câmera vai pra bateria e mostra o Charles no posto. O Paulo Ricardo estava assistindo a TV, e até então o Charles não havia contado nem pro Paulo, nem pros outros integrantes do RPM que ele iria pros Titãs. "Segundo a biografia, o Paulo Ricardo ligou pra casa do Charles, falou com o irmão dele e disse que queria quebrar a cara do baterista".
Felizmente tudo se resolveu em bons termos, cada um foi pra seu lado e todos ficaram felizes. Inclusive Júlio diz ainda que existe essa lenda que o Ira! e Titãs trocaram bateristas, mas não foi exatamente o que aconteceu. Por coincidência, Nasi convidou Andre para integrar o Ira! ainda em janeiro e ele aceitou, e por isso temos a impressão que as bandas fizeram uma "troca de integrantes".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps