Titãs: traído, o baterista destruiu o quarto; Paulo Ricardo viu na TV a traição
Por Bruce William
Postado em 01 de dezembro de 2022
O trecho abaixo, extraído do vídeo onde o jornalista e historiador do Rock Nacional Júlio Ettore conta como aconteceram as saídas de cada um dos integrantes do Titãs, aborda a confusa troca de André Jung por Charles Gavin no posto de baterista. As informações e trechos exibidos no vídeo são da biografia "Titãs - A vida até parece uma festa" de Hérica Marmo e Luiz André Alzer.
Acompanhe com calma e atenção a história para não se perder nas reviravoltas: Júlio conta que, conforme a biografia, André Jung chegou a gravar o primeiro disco do Titãs, mas a banda não estava satisfeita com a sua performance pois achavam que o baterista tinha que ter uma pegada um pouquinho mais rock and roll. Eles achavam o André muito 'suave', queriam alguém mais 'porrada'. Então começaram a procurar um baterista até que um dia o Sérgio e o Branco assistiram um show do Ira! e quem estava na bateria era o Charles Gavin. Acharam a pessoa que buscavam.
Só que no intervalo de tempo que levou para o Branco ligar para o Sérgio fazendo o convite para ele ir para o Titãs, ele havia saído do Ira! e assumido a bateria do RPM. Então no dia 31 de dezembro de 1984 o Titãs fez um show no Rio de Janeiro, e na manhã do dia seguinte fizeram uma reunião no hotel onde estavam hospedados em Copacabana. Na reunião, André foi comunicado que ele seria dispensado da banda. "'Isso é um exercício de crueldade o que vocês estão fazendo! É o fim da picada decidirem me expulsar em pleno réveillon!' gritou o indignado baterista. Tentaram acalmá-lo dizendo que já haviam inclusive pensado no lado financeiro, o que deixou Andre ainda mais irritado: 'Porra, você ainda vem falar de grana!!!'. O sangue subiu na cabeça dele. O baterista deu um chute que arrebentou a porta da geladeira. Transtornado, ainda destruiu a porta do armário. Durante alguns minutos, o quarto parecia um estádio de futebol inglês com hooligans depredando tudo em volta". Nando Reis conseguiu levá-lo pra fora do quarto para que ele se acalmasse. Andre ainda por cima estava em lua de mel, havia acabado de se casar.
Júlio conta então que Paulo Ricardo ficou sabendo pela televisão que o RPM havia perdido seu baterista, pois os Titãs iriam tocar em algum lugar e o jornal local fez uma chamada ao vivo com a banda, até que em um ponto a câmera vai pra bateria e mostra o Charles no posto. O Paulo Ricardo estava assistindo a TV, e até então o Charles não havia contado nem pro Paulo, nem pros outros integrantes do RPM que ele iria pros Titãs. "Segundo a biografia, o Paulo Ricardo ligou pra casa do Charles, falou com o irmão dele e disse que queria quebrar a cara do baterista".
Felizmente tudo se resolveu em bons termos, cada um foi pra seu lado e todos ficaram felizes. Inclusive Júlio diz ainda que existe essa lenda que o Ira! e Titãs trocaram bateristas, mas não foi exatamente o que aconteceu. Por coincidência, Nasi convidou Andre para integrar o Ira! ainda em janeiro e ele aceitou, e por isso temos a impressão que as bandas fizeram uma "troca de integrantes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire

A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
O hit "Cavalo de Troia" dos Titãs que Globo usou em programa sem perceber crítica da letra
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
A opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs


