Mike Portnoy diz que esteve "envolvido" com recentes lançamentos do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de janeiro de 2023
A banda de prog metal Dream Theater tem lançado alguns álbuns ao vivo e versões demo de seus discos desde 2021. A série de raridades, batizada "Lost Not Forgotten Archives", é uma colaboração entre o grupo e a InsideOut Music. Através da parceria, o catálogo do quinteto pela Ytsejam Records será relançado, junto com algumas adições.
O baterista Mike Portnoy, que tocou no Dream Theater por 25 anos, falou sobre a "Lost Not Forgotten" durante recente entrevista concedida ao "The Metal Edge Podcast". Portnoy, que gravou vários itens da série, afirmou que ficou um pouco chateado quando sua ex-banda começou a lançar alguns dos registros.
Dream Theater - Mais Novidades
"Antes de tudo, eu estava um trilhão por cento envolvido com os originais. Na verdade, esse era o meu projeto; era eu quem tinha os arquivos, juntei todos esses lançamentos com fotos dos meus arquivos e extensas notas do encarte. Então, fui eu que juntei os bootlegs originais do Ytsejam - não sei - 15, 20 anos atrás. Então, havia cerca de 16 ou 20 títulos que eu fiz naquela época.

Quando eles começaram a reeditar esses registros, eu não estava envolvido em nada; eles estavam fazendo tudo por conta própria. Mas eles estavam utilizando muitos dos meus títulos originais. Então, sim, eu estava aparecendo em muitos deles, mas eu não estava envolvido com nenhuma das artes ou qualquer coisa assim. Isso meio que me chateou porque passei muito tempo nos originais, fazendo as notas do encarte. As notas do encarte são muito importantes para as pessoas terem um contexto do que aconteceu por trás de todas essas demos ou shows ao vivo ou o que quer que seja. Então, eu não estava envolvido".
"Reencontro" com Petrucci mudou as coisas
As coisas começaram a mudar quando Portnoy se reuniu com John Petrucci (guitarrista do Dream Theater), para gravar o terceiro álbum do projeto Liquid Tension Experiment, lançado em abril de 2021.
"Então, uma vez que John e eu começamos a trabalhar juntos, inevitavelmente eu falei com ele: ‘Ei, cara, o que há com isso? Por que as notas do encarte não estão mais lá?’. Notei algumas coisas erradas em alguns dos créditos daqueles discos que eles lançaram sem o meu envolvimento. Então ele perguntou se eu não me importaria em supervisionar alguns dos créditos e coisas assim apenas certificando-se de que tudo esteja correto (...). Então, depois dos primeiros cinco ou seis lançamentos, John começou a me ligar para ter certeza de que pelo menos todas as informações estavam corretas. Infelizmente, eles ainda não estão usando minha arte ou encarte, mas essa é a prerrogativa deles.", complementou o batera.
Novos álbuns serão lançados
Portnoy também disse que há mais material inédito para ser lançado.
"E então, quando me envolvi nesse nível, ele e o empresário da banda perguntaram se eu estaria disposto a contribuir com mais algumas coisas de meus arquivos. E eu fiquei, tipo, ‘Sabe, que diabos? Por que não?’. Há um monte de coisas em meus arquivos que é um desperdício para eles ficarem aqui na minha casa. Então, eu contribuí com um monte de novos títulos. Por exemplo, eles acabaram de lançar nosso show no Madison Square Garden abrindo para o Iron Maiden, isso é novo. E há alguns outros que serão lançados em breve e que vieram de meus arquivos. Então, estou um pouco envolvido neste ponto. Não tanto quanto com os originais, mas o suficiente para dar a eles alguns novos títulos para adicionar à coleção".
O casamento entre Dream Theater e Mike Portnoy acabou em 2010. Atualmente, o baterista toca nas bandas Sons Of Apollo, The Winery Dogs, Liquid Tension Experiment, entre outros projetos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Guns N' Roses lança duas novas canções
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"

The Winery Dogs anuncia novo álbum e marca shows no Rio e Curitiba com convidados
Mike Portnoy revela qual o seu integrante preferido do Kiss
O show do Dream Theater que virou disco ao vivo - e deixou Mike Portnoy passando mal
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A instrumental clássica do thrash metal que fez o jovem Mike Portnoy chorar "como um bebê"
O maior álbum de rock progressivo de todos os tempos, segundo Mike Portnoy


