Brian May sobre a influência de Led Zeppelin do Queen: "Devo muito a Jimmy Page"
Por André Garcia
Postado em 20 de janeiro de 2023
O Queen se consagrou uma das maiores bandas já produzidas pela Inglaterra, lotando estádios ao redor do mundo. O marco inicial dessa jornada foi seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em julho de 1973.
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista para a Total Guitar, Dr. Sir Brian May comentou a influência exercida sobre o Queen pelo Led Zeppelin. Quando perguntado sobre as similaridades entre "Now I’m Here" e "Black Dog", o guitarrista respondeu o seguinte.
"Devo muito a Jimmy Page, é claro: o mestre do riff, e o mestre de se perder propositalmente nos compassos. Acredito que aquela música foi inspirada, com certeza, pelo espírito do [Led] Zeppelin. Todas aquelas coisas maravilhosas acontecendo quando Bonzo [John Bonham, baterista] lançava coisas que soavam como se estivessem em um compasso diferente. Aquilo sempre me fascinou."
"Aqueles caras não estavam muito à nossa frente em idade, mas a primeira vez que ouvimos o Zeppelin, pensamos: 'Oh, meu Deus, é lá que estamos tentando chegar, e eles já chegaram!' Então, de certo modo, meio que sentimos como se o bonde tivesse passado, como se não tivéssemos conseguido botar nossas coisas para fora. Só que nossa visão era um pouco diferente do Zeppelin, musicalmente — era mais harmônico e melódico, suponho eu. Mas eu nunca teria vergonha de dizer que o Zeppelin foi uma grande influência para nós, não apenas musicalmente, mas também na forma como eles se comportaram no negócio, sem fazer concessões. A maneira como eles lidam com sua imagem, a integridade, a maneira como eles constroem seu show no palco… são tantas coisas! Acredito que seja do Zeppelin, Beatles e The Who que viemos — aquilo foi a plataforma que nos catapultou", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps