Como o Rage Against the Machine sabotou a ganância do Lollapalooza 1993
Por André Garcia
Postado em 11 de fevereiro de 2023
O Rage Against the Machine surgiu no começo dos anos 90, logo se destacando por não seguir as tendências, ao invés disso fazendo um inconfundível e contagiante rap rock politicamente engajado.
RATM - Mais Novidades
Em 1993, então aos 29 anos, o guitarrista Tom Morello caía na estrada para promover o álbum de estreia da banda, autointitulado. Entre um show e outro, ele deu uma entrevista para o crítico musical Marc Allan, disponível no YouTube pelo canal The Tapes Archives. Entre outras coisas, o guitarrista contou a história de como naquele ano a banda sabotou a venda de camisas super faturadas do festival Lollapalooza.
"Nós normalmente vendemos nossas camisas por $10 — $10 as de manga curta, $12 as de manga comprida. Porque sabemos quanto custa para produzir elas, e não queremos meter a mão no nosso público. Já as camisas oficiais do Lollapalooza eram $23, e eles não nos deixavam vender por menos que aquilo. Então nós avisamos 'Vai ser melhor para todo mundo se vocês nos deixarem vender nossas camisas pelo preço justo', [mas] eles temiam que, se dessem ao público escolha entre uma camisa de $10 e uma de $23, o pessoal escolheria a de $10 e o lucro deles cairia."
"Acabou que não vendemos camisa naquela turnê, já que o preço não era justo. E todo dia, no palco, Zack explanava exatamente para onde iam aqueles $23: quanto ia para os produtores locais, quanto ia para os proprietários... Ele mostrava o roubo que aquela camisa de $23 era. O resultado foi que as vendas de camisas do Lollapalooza despencaram dramaticamente o verão todo e eles aprenderam a lição [risos]! Quer dizer, eu não sei se eles aprenderam, mas a aula eles receberam. Foram ensinados [risos]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A curiosa experiência de Demi Lovato no show do Dimmu Borgir, segundo a própria
A música de vocalista do Van Halen que o Def Leppard admitiu ter "roubado"
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix


Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Tom Morello se impressiona com brasileiro de 10 anos de idade que toca nove instrumentos


