Ronnie James Dio: "Todos os discos que fiz, foi assistindo esportes"
Por André Garcia
Postado em 11 de fevereiro de 2023
Em meados dos anos 80, Dio já era amplamente considerado um dos maiores expoentes do heavy metal. Após exitosas passagens pelo Rainbow e Black Sabbath, em 1983 ele fez sua estreia triunfal como artista solo com "Holy Diver". Em 1985, ele já lançava seu terceiro disco, "Sacred Heart", embarcando em uma extensa turnê pela América do Norte e Europa.
No final de 1985, aos 43 anos, o frontman conversou por telefone com o jornalista canadense Steve Newton, em entrevista disponível no YouTube. Entre outras coisas, ele falou sobre um hábito no mínimo inusitado: compor assistindo esportes na televisão.
"Todos os discos que fiz, acho que foi assistindo algum evento esportivo, simplesmente por ser algo que me relaxa. Não tem música de tudo, e eu amo práticas esportivas. E aquilo era meio que minha fantasia — eu sempre quis ser um astro do esporte. Por isso, componho sobre fantasia assistindo minha fantasia, o que funciona para mim. Meu esporte favorito para compor é basquete, mas eu diria que meu esporte favorito é futebol."
Dio relembrou que, quando pequeno, seus pais não o permitiram seguir o caminho do esporte. Em vez disso, foi obrigado a estudar música com aulas de trompete, o que acabou contribuindo para sua futura carreira:
"Eu não ligava muito para aquilo, para falar a verdade. Fui um daqueles garotos forçados a praticar, tudo que eu queria era jogar baseball e futebol, ou andar de bicicleta, ou alguma coisa assim. Sabe, quando você tem cinco anos de idade, quer fazer coisas de crianças de cinco anos de idade. Creio que aquilo me fez crescer muito mais rápido, me tornou um pouco mais forte, por ter tido que fazer algo que eu não queria. Tive que perseguir aquilo, buscar aquilo. Afinal de contas, eles consideravam importante e eram maiores que eu, então eu tinha que obedecer. Aquilo foi um grande treinamento para mim como cantor. Grande treino como músico também, aprendi a ler partitura, a escrever, e fui apresentado à música clássica, algo que amo muito."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps