Para Noel Gallagher, a série "Friends" ajudou a afundar a indústria da música
Por Bruce William
Postado em 28 de abril de 2023
"Friends" é uma das séries mais populares da história da televisão, tendo sido exibida originalmente de 1994 a 2004. A comédia era centrada em um grupo de amigos que viviam na cidade de Nova York e suas diversas peripécias, questões amorosas e profissionais. Durante a década de 1990, a série se tornou fenomenal em termos de audiência e influência cultural, alcançando um lugar icônico na televisão americana.
Os personagens principais - Ross, Rachel, Chandler, Monica, Joey e Phoebe - se tornaram extremamente populares, assim como os lugares que eles frequentavam, tipo o Central Perk, a cafeteria onde eles se encontravam. A série tem sido uma grande influência na cultura popular, sendo referenciada em diversos outros programas de televisão, filmes, músicas e até mesmo marcas comerciais. É considerada um dos maiores sucessos da televisão americana e continua a ser assistida e amada por muitas pessoas em todo o mundo, mesmo depois de mais de duas décadas desde sua estreia.

Mas há quem considere que ela também teve seu lado pernicioso, como Noel Gallagher, ex-Oasis e atualmente líder do High Flying Birds. Noel afirmou que a série é um dos responsáveis pela queda nas vendas de música. Ele argumenta que, junto com a popularização de cafeterias caras pela série, isso levou as pessoas a gastarem dinheiro em comodidades como bebidas inflacionadas, em vez de apoiar artistas. "Desde o surgimento das cafeterias, impulsionado por séries como 'Friends', a cultura vêm desaparecendo. As pessoas estão horrorizadas por terem que pagar por música! Mas vinte dólares por dois cafés vai de boa. Eu não tenho a capacidade cerebral para processar isso", disse o músico, conforme relatou o Yahoo!.
Já em 2018 Noel havia expressado sua frustração sobre o assunto para a NPR, dizendo que a resistência em pagar por música surgiu depois que as pessoas se acostumaram a gastar muito em comodidades que parecem cultura, como café, e depois mudaram suas prioridades financeiras. Ele acredita que a música ficou gratuita de repente, perdendo seu valor financeiro.
Para ele, o espírito do rock ’n’ roll é sobre liberdade de pensamento e expressão. Ele acredita que o conceito perdeu seu significado em algum momento dos anos 90, quando as pessoas começaram a produzir em massa camisetas de turnês de bandas icônicas, como Rolling Stones e MC5. No entanto, Noel acredita que a jaqueta de couro e o Jack Daniels ainda são símbolos importantes do rock ’n’ roll, mesmo que a verdadeira essência esteja na liberdade de expressão e na busca por um pensamento independente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Matanza - As amizades sem limites em "Bom É Quando Faz Mal"
A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros
Rolling Stone: revista elege melhores faixas de álbuns ruins


