Por que "Bonded By Blood" demorou quase um ano para ser lançado? Gary Holt responde
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de abril de 2023
"Bonded By Blood", primeiro trabalho de estúdio do grupo californiano Exodus, é uma obra-prima da música pesada. O álbum apresenta em seu tracklist grandes clássicos do thrash metal, como a faixa-título, "Piranha", "And Then There Were None", "Metal Command" e "Strike Of The Beast".
Exodus - Mais Novidades
Considerado por muitos fãs e músicos como uma aula de thrash metal, "Bonded By Blood" levou apenas duas semanas para ser gravado, como mostra matéria da Metal Hammer, que traz depoimentos do guitarrista Gary Holt e foi publicada em 2020.
"Você tem que lembrar que os orçamentos naquela época eram muito pequenos. Portanto, não havia dinheiro para gastar anos fazendo mixagens e overdubs. Fizemos tudo praticamente ao vivo, com exceção de algumas guitarras e vocais. Nós nem sabíamos que havia outra maneira de gravar! Funcionou para nós e deu ao disco aquela sensação ‘ao vivo’ que, acredito, ajudou a resistir ao teste do tempo", relembrou o guitarrista.
Embora tenha sido gravado em pouco tempo, "Bonded By Blood" ficou engavetado de agosto de 1984 até abril de 1985. Holt explicou a demora para o lançamento do debut, que inicialmente, se chamaria "A Lesson In Violence".
"Houve alguns motivos [para a demora]. Um dos motivos era que Torrid era uma gravadora totalmente nova, e eles levaram tempo para colocar suas coisas em ordem. Outra razão foi que havia tantas cópias ruins do álbum lançadas que pensamos que provavelmente diminuiria o impacto da coisa. As pessoas parecem pensar que toda a ideia de álbuns vazarem cedo demais só começou a acontecer quando a Internet entrou em cena. Mas mesmo anos atrás, poderia atingir bandas de forma negativa. Eu não tive um problema sério na época, mas todos nós sentimos que o título do álbum original deveria ser retirado, para compensar esse problema", complementou.
O resto da história todos sabem: o Exodus lançou "Bonded By Blood" em 25 de abril de 1985 e 38 anos depois, o álbum continua sendo item obrigatório para todo fã de thrash metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
Bruce Springsteen não tem medo de perder público por opiniões políticas
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson


O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
Gary Holt desmente boato bizarro sobre membros do Exodus: "Não são o Justin Timberlake!"
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Fã tentou presentear Exodus com um animal morto na Noruega
O guitarrista que se juntou à banda histórica do thrash sem nunca ter ouvido Metallica
Exodus: Steve Souza diz que morrerá três meses após seu último show; "Serei como Lemmy"


