Para James Hetfield, é besteira limitar-se a agradar apenas o seu público
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de julho de 2022
A banda Metallica começou a sua longa trajetória fazendo thrash metal, estilo caracterizado por composições muito rápidas e pesadas, que por sua vez, apresentam letras agressivas. E com os clássicos "Kill 'Em All" (1983), "Ride The Lightning" (1984) e "Master Of Puppets" (1986), os quatro cavaleiros se firmaram como um dos maiores representantes do thrash.
Pois bem, como eu, você e a torcida do Corinthians estamos carecas de saber, o Metallica mudou o seu direcionamento musical na década de 1990, a partir do lançamento do aclamado "Black Album" (1991). Se conseguiram desagradar os fãs antigos com a sonoridade mais palatável, James Hetfield e seus amigos atingiram um público diferente, que estava fora da bolha do metal. Porém, essa mudança não aconteceu do dia para a noite.
Logo em seu segundo disco, o magnífico "Ride The Lightning", o Metallica surpreendeu os fãs com uma balada, algo que não era muito usual. A balada em questão é "Fade To Black", que se tornou um dos maiores hits do quarteto. James Hetfield, um dos autores da música, falou sobre o seu processo de composição em agosto de 2020, durante entrevista concedida à Guitar World.
"Essa música foi um grande passo para nós. Foi praticamente a nossa primeira balada, então, foi um desafio e sabíamos que iria assustar as pessoas", declarou o frontman, que na sequência, deu uma pequena cutucada em duas bandas californianas de thrash metal. "Bandas como Exodus e Slayer não fazem baladas, mas eles se colocaram nessa posição, que é algo que nunca quisemos fazer; limitar-se a agradar seu público é besteira", declarou o frontman.
"Eu estava bastante deprimido na época, porque nosso equipamento tinha acabado de ser roubado e fomos expulsos da casa do nosso empresário (...). É uma música sobre suicídio, e recebemos muitas críticas por isso, [como se] as crianças estivessem se matando por causa da música. Mas também recebemos centenas e centenas de cartas de crianças nos dizendo como se relacionavam com a música e que [‘Fade To Black’] fez com que se sentissem melhor", acrescentou James.
"Pensei em coisas muito deprimentes"
Kirk Hammett, parceiro de James Hetfield nas guitarras do Metallica, também falou sobre "Fade To Black" na mesma entrevista. E tal qual o vocalista da banda, Kirk também estava deveras jururu na época da gravação de "Ride The Lightning". "Estávamos na Dinamarca há cinco ou seis meses e eu estava com muita saudade de casa. Também estávamos tendo problemas com nossa gestão. Como era uma música sombria, e estávamos todos chateados de qualquer maneira, pensei em coisas muito deprimentes enquanto fazia o solo, e isso realmente ajudou".
"Fade To Black" foi escrita por James Hetfield, Kirk Hammett, Cliff Burton e Lars Ulrich. Para conferir a balada sendo tocada ao vivo no Brasil, clique no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps