Lars Ulrich compara os shows do Deep Purple em 1972 com os shows do Metallica em 2023
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2023
Durante conversa com a BBC, Lars Ulrich contou que enquanto se prepara fisicamente para os ensaios da turnê que o Metallica fará ainda em 2023, ele tem se dedicado a descobrir clipes ao vivo obscuros do Black Sabbath e do Deep Purple.
"Você não apenas se inspira neles, mas também descobre coisas que não havia notado. Uma coisa é você conhecer algo novo, outra é voltar no passado e descobrir algo de novo na música com a qual você mantém um relacionamento há 40 anos, e é igualmente gratificante", diz o baterista.
Em seguida, a conversa recai sobre o álbum ao vivo "Made In Japan", lançado pelo Deep Purple em 1972, que é um dos favoritos de Ulrich. O vinil original compilava músicas de vários shows da turnê, mas existem as gravações completas de todos as apresentações, que fazem Lars ficar maravilhado.
"Na maioria das bandas agora em 2023, incluindo esta aqui com quem você está falando, as músicas não variam muito de noite para noite. Mas se você pegar uma música como 'Child In Time' e ouvir a gravação em 'Made In Japan' e depois ouvir as versões alternativas da noite anterior e da noite seguinte, é insano o quanto elas são diferentes. Numa noite a música tem oito minutos de duração e na outra noite tem onze minutos, e tudo é improvisado", comenta Lars.
Mas isto não é possível para bandas como o Metallica, onde os shows são montados de forma a terem certas limitações de espaço: "É ótimo quando a música sai da sua cabeça e habita o seu corpo, mas há algumas músicas em que você precisa continuar no foco. 'Blackened', por exemplo, você realmente se atenta para os compassos e mudanças de tempos", exemplifica o baterista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps