Como prática do "pau de sebo" fez RPM decolar no começo da carreira, segundo produtor
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de maio de 2023
A prática do pau de sebo por parte da indústria fonográfica brasileira consistia em lançar um LP com músicas de diversas bandas para ver qual aposta daria mais certo. O nome vem da tradicional brincadeira de festa junina em que a pessoa precisa subir até o topo do pau de sebo para ganhar a prenda.
RPM - Mais Novidades
No caso do RPM, foi justamente um esquema nesse sentido que viabilizou o começo da banda, conforme conta o produtor Luiz Carlos Maluly ao Corredor 5.
"Como as gravadoras descobriam novos artistas? Existia uma fórmula que era os famosos paus de sebo. Ou seja, você gravava vários artistas e colocava no mesmo disco. Quem conseguisse chegar no topo merecia ter um trabalho individual. Era uma forma de garimpar novos artistas. No caso da CBS, foi criado um projeto com a Jovem Pan para avaliar novos artistas. Foi uma forma ética e inteligente. Só que nesse caso cada artista ia ter um compacto separado. Quem sobressaísse mereceria ter seu LP de dez a doze músicas.
Nesse contexto, marquei reuniões com essas bandas. Eu precisava conversar primeiro para ver se teriam carisma e tal. Conheci o RPM, recebi uma fita cassete e fiquei apaixonado pelo trabalho. Eles tinham letras e tendências musicais que vinham na contramão das bandas que faziam sucesso. Nosso desafio era fazer a contramão. Quando dá certo poderia abrir um novo caminho. Eu achava que eles mereciam ter um trabalho. Fizemos o compacto ‘Louras Geladas’ e ‘Revoluções Por Minuto’ primeiro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"


De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os astros da música brasileira que quase superaram vendas do RPM, segundo Paulo Ricardo


