Como prática do "pau de sebo" fez RPM decolar no começo da carreira, segundo produtor
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de maio de 2023
A prática do pau de sebo por parte da indústria fonográfica brasileira consistia em lançar um LP com músicas de diversas bandas para ver qual aposta daria mais certo. O nome vem da tradicional brincadeira de festa junina em que a pessoa precisa subir até o topo do pau de sebo para ganhar a prenda.
RPM - Mais Novidades
No caso do RPM, foi justamente um esquema nesse sentido que viabilizou o começo da banda, conforme conta o produtor Luiz Carlos Maluly ao Corredor 5.
"Como as gravadoras descobriam novos artistas? Existia uma fórmula que era os famosos paus de sebo. Ou seja, você gravava vários artistas e colocava no mesmo disco. Quem conseguisse chegar no topo merecia ter um trabalho individual. Era uma forma de garimpar novos artistas. No caso da CBS, foi criado um projeto com a Jovem Pan para avaliar novos artistas. Foi uma forma ética e inteligente. Só que nesse caso cada artista ia ter um compacto separado. Quem sobressaísse mereceria ter seu LP de dez a doze músicas.
Nesse contexto, marquei reuniões com essas bandas. Eu precisava conversar primeiro para ver se teriam carisma e tal. Conheci o RPM, recebi uma fita cassete e fiquei apaixonado pelo trabalho. Eles tinham letras e tendências musicais que vinham na contramão das bandas que faziam sucesso. Nosso desafio era fazer a contramão. Quando dá certo poderia abrir um novo caminho. Eu achava que eles mereciam ter um trabalho. Fizemos o compacto ‘Louras Geladas’ e ‘Revoluções Por Minuto’ primeiro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Ex-guitarrista do Turnstile foi preso por tentar matar o pai do vocalista
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa


Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os astros da música brasileira que quase superaram vendas do RPM, segundo Paulo Ricardo


