Como prática do "pau de sebo" fez RPM decolar no começo da carreira, segundo produtor
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de maio de 2023
A prática do pau de sebo por parte da indústria fonográfica brasileira consistia em lançar um LP com músicas de diversas bandas para ver qual aposta daria mais certo. O nome vem da tradicional brincadeira de festa junina em que a pessoa precisa subir até o topo do pau de sebo para ganhar a prenda.
RPM - Mais Novidades
No caso do RPM, foi justamente um esquema nesse sentido que viabilizou o começo da banda, conforme conta o produtor Luiz Carlos Maluly ao Corredor 5.
"Como as gravadoras descobriam novos artistas? Existia uma fórmula que era os famosos paus de sebo. Ou seja, você gravava vários artistas e colocava no mesmo disco. Quem conseguisse chegar no topo merecia ter um trabalho individual. Era uma forma de garimpar novos artistas. No caso da CBS, foi criado um projeto com a Jovem Pan para avaliar novos artistas. Foi uma forma ética e inteligente. Só que nesse caso cada artista ia ter um compacto separado. Quem sobressaísse mereceria ter seu LP de dez a doze músicas.
Nesse contexto, marquei reuniões com essas bandas. Eu precisava conversar primeiro para ver se teriam carisma e tal. Conheci o RPM, recebi uma fita cassete e fiquei apaixonado pelo trabalho. Eles tinham letras e tendências musicais que vinham na contramão das bandas que faziam sucesso. Nosso desafio era fazer a contramão. Quando dá certo poderia abrir um novo caminho. Eu achava que eles mereciam ter um trabalho. Fizemos o compacto ‘Louras Geladas’ e ‘Revoluções Por Minuto’ primeiro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Kiss que Ace Frehley gravou sozinho sem deixar Gene Simmons por a mão
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
Por que Ritchie Blackmore decidiu tocar com o Deep Purple, segundo o próprio
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"



RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Paulo Ricardo revela a verdadeira origem de "Rainha", clássico do RPM
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O clássico "lado B" do RPM que merece ser regravado, segundo Paulo Ricardo
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
O significado da letra de "Juvenília", do RPM, segundo Paulo Ricardo


