O motivo pelo qual Jeff Beck se arrependeu de gravar seu álbum mais bem-sucedido
Por André Garcia
Postado em 26 de maio de 2023
Apesar de ser seu maior sucesso, Jeff Beck disse ter se arrependido de ter gravado o álbum "Blow by Blow" (1975). O disco o fez ser visto como um músico de jazz — rótulo que ele garantiu que jamais desejou.
Embora já fosse considerado um dos maiores guitarristas britânicos desde os anos 60, o guitar hero realmente se consagrou apenas com o álbum "Blow By Blow". Com produção de George Martin — o produtor dos Beatles —, aquele trabalho foi aclamado como uma obra-prima pela combinação de rock, jazz e música instrumental. O resultado parece ter agradado a todos, menos o próprio guitarrista.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Guitar Player, Jeff relembrou aquele período decisivo de sua carreira.
"Eu estava decidido a não entediar ninguém com jazz. Coisas como 'Blow By Blow' eram simplesmente puro jazz, mas eu não considerava assim na época. Se você ouvir jazz de verdade, como Chick Corea, ou rock n roll altamente artístico (que considero ser John McLaughlin)... é meio que 'Muzaky' [termo pejorativo para música sem graça]. O baterista Simon Phillips chamava aquilo de 'Fuzak' [fusão de rock com o jazz muzaky]. E quando ouvi ele dizer 'fuzak', pensei 'Pffft'. Amassei e joguei no lixo."
"Acho que naquela época eu buscava uma consolidação: precisava tocar música, não apenas explosões abstratas de ruídos. Tinha que ter alguns acordes agradáveis para fazer o ouvinte se interessar mais. Eu não deveria ter feito o 'Blow By Blow'. Eu gostaria de não ter feito nenhuma daquelas [músicas], porque são apenas erros gravados. Eu gostaria de ter continuado com um rock and roll autêntico. Acabei me deixando levar."
Toda a carreira de Beck foi pautada pela busca pela liberdade criativa, e o rótulo de jazz o fez sentir aprisionado:
"Quando você está cercado por figuras muito musicais, como Max Middleton [tecladista de 'Blow by Blow'] e Clive Chaman [um dos baixistas que passaram pelo Jeff Beck Group], você está em uma prisão, e precisa seguir aquilo. Eu não fui capaz de direcioná-los contra seus instintos, então foi aquilo que saiu", concluiu.
"Blow By Blow" foi um grande sucesso comercial para um álbum instrumental nos anos 70, tendo entrado no Top 10 das paradas de sucesso de vários países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Aclamado pelos críticos, foi exaltado por sua versatilidade e virtuosismo musical, bem como seus arranjos complexos. Se hoje Jeff Beck é amplamente considerado um dos maiores de todos os tempos, é em muito graças a "Blow By Blow".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps