Baixista do Slipknot diz quando caiu a ficha que entrou numa das maiores bandas do mundo
Por Emanuel Seagal
Postado em 11 de maio de 2023
No ano de 2002 o Slipknot começou a colher os louros do seu segundo álbum, "Iowa", que atingiu um grande sucesso mundial. Infelizmente em 2010 o baixista Paul Gray, um dos membros fundadores, faleceu, e alguns anos depois o baterista Joey Jordison deixou o grupo. Com o quinto álbum, ".5: The Gray Chapter", no horizonte, o grupo precisou encontrar novos membros, e para o baixo chamaram Alex "Vman" Venturella, que permance na banda até hoje. Em conversa com a revista Bass Player o músico contou como ocorreu sua entrada na banda.
Slipknot - Mais Novidades
"Foi uma história engraçada! Eu estava trabalhando como técnico de guitarra do Mastodon em 2014 e havíamos acabado de voltar da Austrália, onde fizemos o Soundwave festival. Eu estava na casa do Darren, irmão do Troy Sanders (vocalista do Mastodon) em Atlanta, que era uma casa de festa, com gente entrando e saindo. A namorada dele recebeu uma ligação de madrugada do Jim Root (guitarrista do Slipknot). Eu conhecia o Jim, pois fiz turnê com o Slipknot quando trabalhei com o Coheed & Cambria. Então ela me passou o telefone e ele perguntou: 'Você conhece algum baixista?' Eu perguntei se era para o Stone Sour e ele disse: 'Não, a outra banda' e eu instantaneamente disse 'Eu faço!' Eu fiz todo o discurso, bêbado 'Eu faço uns slaps no baixo se você precisar!' e estávamos dando risada. Então ele me perguntou 'Sério, você realmente quer fazer isso?' e eu disse 'Sim, eu adoraria!", relembrou "Vman".
Alguns dias depois ele recebeu a ligação do empresário da banda, pedindo para aprender seis músicas. Alex começou a estudar todo o material do Paul, como vídeos e DVDs, e foi para Los Angeles, no estúdio Sunset Sound, e devido ao seu trabalho anterior, sentiu-se confortável. "Eles tinham um equipamento pronto pra mim, mas falei que não gostei muito e pedi se poderia mudar algumas coisas, o que fiz. Eu estava com o baixo do Troy Sanders, e sendo um técnico, eu arrumei tudo para eu tocar o melhor possível", relembrou.
Alex tocou músicas já conhecidas da banda e algumas inéditas também. Como já conhecia Jim, isso o ajudou a ficar mais a vontade para tentar coisas novas e criar linhas de baixo durante a audição. "Depois daquilo fomos para uma grande mansão em Hollywood Hills, então não tinha muita pressão. Todos estavam a vontade e relaxados. Não era como tocar violão clássico para 200 pessoas, o que já fiz quando adolescente. Eu odiava tocar na frente de outras pessoas naquela época. Eu estava na minha zona de conforto agora. Eu sabia que podia fazer aquilo e estava confiante. Eu sugeri tentarmos algumas coisas e pegar o equipamento que eu queria usar, até que finalmente eles sentaram comigo e me falaram que eu iria tocar no '.5: The Gray Chapter'. Ao todo toquei em oito músicas e Jim e Mick (Thomson, guitarra) fizeram o resto", contou.
Enquanto algum outro músico poderia ficar nervoso ou eufórico ao receber a confirmação de que entrou em uma das maiores bandas do mundo, o momento em que caiu a ficha para o Alex foi um pouco mais tarde. "Eu só estava focado em arrumar meu equipamento e me certificar de que o baixo soasse bom. Eu nunca pensei sobre ficar nervoso no palco ou qualquer coisa do tipo, eu só focava em tocar e soar bem. Foi só quando a cortina caiu no primeiro Knotfest (festival do Slipknot) que tive um momento em que percebi, 'Uau! Eu tenho uma máscara!'", admitiu o baixista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

Filho de Corey Taylor (Slipknot) lembra reação ao vê-lo com máscara pela primeira vez
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Jay Weinberg, ex-baterista do Slipknot, lança sua primeira música solo
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Slipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?
Corey Taylor, do Slipknot, explica as nojentas desvantagens das máscaras


