A carreira da Cássia Eller aconteceu por causa da rejeição de faixa por uma grande cantora
Por Bruce William
Postado em 04 de maio de 2023
Neste vídeo, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore fala sobre "Malandragem", composta em 1988 por Cazuza e Roberto Frejat e que se tornou famosa na voz de Cássia Eller, tornando-se uma das músicas mais conhecidas da cantora, possivelmente o seu maior sucesso comercial.
Cassia Eller - Mais Novidades
Mas curiosamente a canção não foi escrita para Cássia e sim para Angela Ro Ro. Conforme explica Júlio no vídeo, Angela sempre teve um comportamento rebelde, polêmico, e com isso sua carreira passou por altos e baixos ao longo dos anos. E como Cazuza gostava bastante da Angela e inclusive a conhecia pessoalmente - houve uma época em que ela namorou uma garota que morava com um rapaz que namorava o Cazuza, então a Angela passou a tratar o Cazuza como se fosse um irmão mais novo - ele chamou Frejat para fazer uma canção em homenagem à Angela, e foi assim que surgiu "Malandragem".
Na letra, Cazuza cria a figura de uma menina esperando um ônibus na escola, embora Angela já estivesse beirando os 40 anos de idade na época. Na verdade, Cazuza estava falando sobre a questão da inocência e inconsequência, que são comportamentos associados à infância. "A Angela tem esse lado criança que todo compositor, todo autor tem essa pureza, essa inocência. E eu acho muito bacana na letra do Cazuza que ele chama atenção pra isso" diz Frejat, em um vídeo exibido por Júlio.
Mas Angela não quis gravar a música, pois não se sentiu representada na letra. "Que loucura é essa! Quem sabe ainda sou uma garotinha esperando o ônibus da escola com a meia três quartos rezando baixo pelos cantos. Eu não vou gravar essa loucura, eu estou prestes a fazer 40 anos!" conta a própria Angela, em outro vídeo exibido pelo Júlio.
A música ficou guardada durante anos. Em 1994, Frejat recebe uma ligação do produtor Ezequiel Neves pedindo ajuda para um amigo, o Guto Graça Mello, que estava produzindo o disco da Cássia Eller. Frejat não titubeia e sugere "Malandragem".
Mas a música havia sido escrita para Angela, e Frejat ligou para ela para pedir autorização para repassar para outra intérprete. Angela conta pra Frejat que havia dito para Cazuza que achou a música "uma merda", e que eles podiam usar à vontade. Foi o sinal verde para Cássia adotar a canção, que se tornaria o maior sucesso de sua carreira.
Neste ponto, Júlio comenta no vídeo: "Olha que coisa maluca: se a Angela tivesse gostado de 'Malandragem', ou se ela não tivesse liberado pro Frejat, a Cássia Eller como artista poderia nem ter acontecido! Afinal foi essa música que fez com que ela estourasse no Brasil", explicando que talvez a gravadora nem tivesse lançado o disco, já que ele foi gravado "às escondidas" (essa história é contada aqui).
Mais uma coisa interessante exibida por Júlio no vídeo, é uma declaração de surpresa da Angela Ro Ro quando ela ouviu na rádio e ficou surpresa por aquela música maravilhosa que havia sido feita para ela mas que ganhou corpo e alma na voz da Cássia, que conseguiu emplacar a canção nada menos que três vezes ao longo de sua curta carreira. Sem contar que o autor dela, Cazuza, não viu nada disto acontecendo, já que ele nos deixou em julho de 1990.
Vale novamente a indicação do vídeo do Júlio, repleto de inúmeros detalhes que não estão aqui nesta matéria. Excelente trabalho, como sempre.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"


Nando Reis: Como falta de luz e jogo de cartas inspiraram arranjo de "Malandragem"
As intensas declarações de Cássia Eller sobre seu ídolo Renato Russo logo após sua morte


