Eddie Van Halen quis entrar para o Kiss, segundo Gene Simmons; Paul Stanley nega
Por André Garcia
Postado em 30 de junho de 2023
Gene Simmons não se cansa de se gabar de ter sido o primeiro a descobrir o Van Halen. Só que já disse também que Eddie Van Halen queria entrar para o Kiss. Paul Stanley nega, entretanto.
Quanto mais décadas se passam, mais Gene Simmons e Paul Stanley parecem um casal. Um casal daqueles que não tem mais a chama de outrora, mas que supera as diferenças para permanecer junto por amor aos filhos. São incontáveis as ocasiões que um já desmentiu declarações do outro em entrevistas.
Um exemplo é o caso de Gene garantir que Eddie Van Halen quis sair de sua banda para se juntar ao Kiss — algo que Paul não confirmou ter acontecido. O jornalista musical Paul Brannigan, que escreve para a Classic Rock, já publicou a história de Eddie Van Halen na biografia Eruption: The Eddie Van Halen Story. No livro, Simmons relembra as gravações de "Creatures of the Night" (1982).
"O álbum estava bem encaminhado quando Eddie [Van Halen] me ligou e disse 'Preciso conversar com você'. Nos encontramos do outro lado da rua, [...] e Eddie ficava dizendo: '[David Lee] Roth está me enlouquecendo, eu não aguento mais! Eu quero sair daquela banda... posso me juntar ao Kiss?' E eu respondi: 'Você tem que ficar naquela banda, Eddie. O coração e a alma dela são a sua guitarra, se você sair, não existe mais Van Halen. Além do mais, simplesmente não há oxigênio suficiente na sala para você no Kiss, porque você teria um milhão de ideias de músicas.' Ele pediu para se juntar à banda, e eu o convenci a aturar Roth. Essa é a verdade, não há outra."
Paul Stanley não estava presente no restaurante, mas foi questionado por Brannigan se na volta Gene tocou no assunto. Paul disse que não, e o autor observou que aquilo era estranho, já que na época a banda estava em busca de um guitarrista solo, e Eddie era amplamente considerado o maior do planeta. O guitarrista do Kiss concordou evasivamente: "Entenda disso o que você quiser…"
No mesmo livro, ele relembrou os flertes de Simmons com o Van Halen, querendo ser o produtor da banda em 1977, mas Stanley e os demais tiveram que "cortar suas asas":
"Não queríamos nos envolver com o Van Halen, porque estávamos tentando manter Gene. Gene muitas vezes está mais preocupado — e isso faz parte de sua personalidade — com ele mesmo, então não era benéfico para nós se ele saísse por aí se envolvendo com outras coisas. O Van Halen era inegável? Com certeza. Eles eram fabulosos? Sim. Tinham o que era necessário [para fazer sucesso]? Sem dúvida. Mas tínhamos que cuidar do Kiss, e a maneira de proteger o Kiss naquela época era cortar as asas de Gene, simples assim", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps