O motivo pelo qual Dio preferia o público europeu ao dos Estados Unidos
Por André Garcia
Postado em 21 de junho de 2023
Embora fosse americano, nos anos 2000 Dio curtia muito mais o público europeu do que o dos Estados Unidos. Para ele, era na Europa que o pessoal tinha o heavy metal como estilo de vida.
Dio - Mais Novidades
Quatro anos antes de sua morte, em 2006 o lendário vocalista Ronnie James Dio passou pela Holanda para tocar no festival Arrow Rock. Por lá, ele deu uma entrevista para o Toazted, disponível no YouTube. No vídeo, o que ele mais falou foi sobre seu carinho pelo público da Europa, e desencanto pelo público americano.
"Na Europa, em geral, [o público] é muito melhor do que na América. A América virou um lugar de modinhas, onde, se você vence no programa American Idol (ou American Karaokê, como chamo), aí você é um grande astro. E isso sem pavimentar seu caminho, sem ralar para crescer com seu trabalho... Mas é isso o que a América virou: a terra da moda. Então para tocar lá para muitas pessoas que não consegue mais ouvir suas músicas você só consegue fazer se você for a algum festival. Sabe, só mesmo sendo o Iron Maiden, Scorpions ou Deep Purple, para talvez você conseguir se sair bem. Fora isso, as coisas estão muito difíceis na América. Já Alemanha, Escandinávia, Espanha, Itália... [Esses países] realmente amam muito a música, então eles sempre apoiam.
Ao ser questionado se o público americano era totalmente diferente de como era 20 anos antes, Dio concordou:
"Sim, com certeza. Hoje em dia tem as participações especiais de alguém. Rod Stewart quando lança um álbum, do nada aparece no topo das paradas. Como é que é? Ou Barry Manilow, que estava em um programa [de TV] e seu disco volta para o primeiro lugar. Essa é a mentalidade dos espectadores, muitos abaixo dos 13 anos. Quando não é isso, são pessoas com mais de 13 anos, mas com um cérebro de 10. Eu realmente acho isso ridículo. Sem trabalho duro, você não consegue fazer nada que realmente dure por muito tempo. E nenhuma dessas pessoas vai durar por muito tempo. É tanta música boa que tem por aí que cai no esquecimento só porque não vende um produto. Essa é a questão. Se você não vende pomada para acnes com sua banda de heavy metal, então você não vai tocar seu heavy metal. Mas se você conseguir isso cantando rap, ou doo-wop, ou fazendo músicas que nem Madonna... aí vão prestar atenção em você."
"Mas aqui [na Europa] o pessoal é muito leal", acrescentou, "e sempre teve o rock pesado e o heavy metal como um estilo de vida. Eu já notei também que na América se você é um artista de rock pesado, as pessoas fazem cara de nojo 'Você não está falando sério, está?' Mas se você for um pedaço de m*rda sem sal e pré-fabricado, é 'Oh, eu amei!' É isso o que a América virou. É uma pena", concluiu.
Em 2006, Dio já tinha lançado seu último álbum solo, "Master of the Moon" (2004), e promovia o recém-lançado "Holy Diver - Live" — álbum duplo ao vivo, que no primeiro disco trazia seu primeiro trabalho solo "Holy Diver" na íntegra, e no segundo disco músicas do restante de seu catálogo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Ian Hill comenta aposentadoria e declara que "não tinha escolha"
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
Sharon detalha reunião com seis médicos antes do último show de Ozzy
A música do Uriah Heep que David Byron recusou cantar e se tornou um clássico
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night



150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
30 músicas que definiram o rock/metal dos 1980s segundo Classic Rock e Metal Hammer
Quando Ronnie James Dio revelou sua canção favorita do Pink Floyd; "bem diferente"


