Kiss: Paul Stanley relembra episódio trágico que inspirou "Detroit Rock City"
Por André Garcia
Postado em 19 de junho de 2023
Mais que um dos maiores hits do Kiss, "Detroit Rock City" é um dos maiores hinos do rock. O que nem todos sabem é que Paul Stanley escreveu sua trágica letra inspirado em algo real.
Embora o Kiss fosse formado por novaiorquinos, um de seus maiores clássicos, Detroit Rock City", é uma verdadeira ode à terra de Alice Cooper, MC5 e Jack White como capital roqueira dos Estados Unidos.
Em sua letra, Paul Stanley conta a história de um jovem a caminho de um show, querendo curtir a vida adoidado. Entretanto, ele acaba sofrendo um acidente fatal na estrada e morre rindo enquanto se pergunta: "Por quê?"
Em entrevista para a Guitar World em 1992, o guitarrista relembrou o episódio real que o inspirou a escrever aquela música, e contou a razão de seu amor por Detroit.
"Desde o começo, o pessoal de Detroit nos acolheu como um deles. Mesmo quando ainda éramos apenas uma banda de abertura na maior parte do país, lá já éramos a atração principal. Eu queria escrever uma música sobre isso. Aí então, alguém morreu atropelado do lado de fora de um dos nossos shows em Charlotte, Carolina do Norte. Achei muito estranho que alguém a caminho de algo que seria tão divertido, uma verdadeira celebração da vida, acabasse morrendo. Foi daí que surgiu a introdução da música com o som de um acidente de carro. A música inteira é realmente sobre alguém a caminho de um show para se divertir muito, e acaba morrendo."
"Detroit Rock City" é a faixa de abertura do "Destroyer" (1976), quarto álbum de estúdio do Kiss — seu maior sucesso comercial, que beira os 10 milhões de cópias vendidas. A faixa foi lançada também como lado b do single "Beth", e tem versões com diferentes durações: a do disco do 5:17, a do single tem 2:58, e a da coletânea "Double Platinum" (1978) tem 3:35.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps