Marcelo Nova revela a curiosa origem da letra de "Eu Não Matei Joana D'Arc"
Por Bruce William
Postado em 15 de junho de 2023
"Eu Não Matei Joana D'Arc", música composta por Gustavo Mullem e Marcelo Nova, foi um dos maiores sucessos comerciais do Camisa de Vênus, lançada como single e também no álbum "Batalhões de Estranhos" no ano de 1985. E ao final da participação de Marcelo Nova no PodCast50Mais, um dos apresentadores, Fabio Atui, diz que vai fazer "só mais uma pergunta".
Camisa De Venus - Mais Novidades
"Eu sempre não sei se faz sentido o artista explicar a sua obra. Mas Joana D'Arc é maconha?", pergunta Fabio, e no meio de muitos risos, ele cita que o vocalista iria "queimar ela no parque", fazendo uma correspondência entre o triste destino da personagem histórica com a letra da canção, mas também afirma que a dúvida "é de um amigo". "Muita gente me pergunta 'por que você escreveu Joana D'Arc?', mas ninguém tinha feito essa observação", diz Marcelo. "Diga para o seu amigo que eu aprecio todo cara original, independente de eu concordar ou não, mas tem uma originalidade!".
Depois o cantor explica: "Na verdade, a história é muito mais banal do que qualquer aliança ou intimidade com droga. Minha filha mais velha pediu: 'Pai, eu tenho um trabalho para fazer na escola sobre Joana D'Arc'. Daí fui ler a história de Joana D'Arc, que eu não sabia nada ou muito pouco. Depois que ela fez, que nós fizemos o trabalho, ficou na minha cabeça a ideia de uma mulher que estava comigo no Parque do Ibirapuera e, repentinamente, ela foi assassinada, foi cremada, e a culpa espirrou para mim. Eu disse, 'Rapaz, eu nunca tive nada com Joana D'Arc, nós só nos encontramos pra passear no parque'"
Prossegue Marcelo: "O curioso é que foi exatamente essa canção, porque ela, apesar de ser, chamemos 'bobinha', ela é bem construída, ela não é babaca, apesar dessa coisa do... mas tem analogias ali, tentando transformar em heroína, tanto poderia ser a heroína..." - ele faz um gesto aludindo à droga - "... como poderia ser a heroína da história de desembainhar a espada. Então, tem coisas em Joana D'Arc que eu gosto dela até hoje. E também, pelo seguinte, foi a música que tornou o Camisa de Vênus conhecido no Brasil inteiro".
Este trecho pode ser conferido a partir dos 59 minutos do vídeo abaixo, que mostra a participação de Marcelo Nova do PodCast50Mais, apresentado por Fabi Atui e Fernando Rocha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"

O dia que um cara chamado "Dudu Bonde Errado" uniu RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus
A resposta ríspida de Samuel Rosa à provocação que Marcelo Nova fez ao Skank


