A curiosa ligação do Lynyrd Skynyrd com o AC/DC que chegou a render uma gravação juntos
Por Bruce William
Postado em 31 de julho de 2023
Quem vai ao show da formação atual do Lynyrd Skynyrd, que conta com Johnny Van Zant, Rick Medlocke, Michael Cartellone, Mark Matejka, Peter Keys e Keith Christopher, ouve uma música de introdução muito famosa, mas talvez pode se surpreender pois a canção é de outra banda lendária: estamos falando de "Thunderstruck" do AC/DC.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Existe um curioso motivo para essa escolha, conforme revelou Van Zant ao Ultimate Classic Rock: "Leon Wilkeson do Skynyrd casou-se há anos e toquei na festa com a minha própria banda". Mas na recepção de casamento do falecido baixista da banda estavam algumas pessoas que o cantor não conhecia. "Vi aqueles caras pequenos lá na festa de casamento e pensei: 'Quem são eles?' E eram os caras do AC/DC. Comprei o álbum deles depois de conhecê-los e coloquei para tocar, e pensei: 'Eu realmente gosto desses caras'", contou Van Zant.
Anos depois, Johnny Van Zant abriria shows para o AC/DC com a banda que leva seu próprio nome, antes de assumir as rédeas do Lynyrd Skynyrd de seu falecido irmão. "Toda noite eu tinha dor no pescoço por ficar lá com a cabeça explodindo assistindo eles tocarem", disse Van Zant. "Então, eu era um grande fã do AC/DC e adoro 'Thunderstruck'. Ela me faz ficar de bom humor, pronto para sair e arrasar!"
Quando AC/DC e Lynyrd Skynyrd gravaram uma música juntos no estúdio
A camaradagem entre AC/DC e Lynyrd Skynyrd remonta a décadas. Os dois grupos compartilhavam um respeito mútuo nos primeiros dias por terem a mesma atitude, apesar de terem sido formados em partes diferentes do mundo. "Rola uma rivalidade entre as bandas, mas nos demos muito bem com aqueles caras quando conhecemos eles", contou há alguns anos para a Classic Rock o agora falecido guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Gary Rossington.
Gary revelou que um belo dia o AC/DC passou por Jacksonville, na Florida, durante uma turnê pelos EUA. Após assistir ao show deles e tomar algumas bebidas com a banda após o evento, todos seguiram para a casa de Rossington, localizada à beira do rio, onde beberam até altas horas no longo píer e conversaram até o amanhecer. "Nos falamos e conversamos até o sol nascer. Nos divertimos muito com eles. Foi só festa".
No dia seguinte, possivelmente para aliviar a ressaca, todos os membros das duas bandas se apertaram na pequena sala de ensaio que o Skynyrd acabara de construir. "Era uma sala de ensaio do tamanho de uma garagem para dois carros. Acabamos tocando junto com eles e Kevin Elson, nosso técnico de mixagem, gravou. Se não me engano tocamos 'Sweet Home Alabama' juntos. Tocar com eles foi incrível. Ambas as bandas haviam acabado de alcançar o sucesso e estávamos celebrando todo o trabalho árduo", disse Gary.
A tal gravação até hoje não apareceu, mas independente disso, a ligação entre ambos os grupos continua viva. "Éramos o mesmo tipo de banda - eles eram australianos confiantes, éramos rebeldes confiantes do sul. Foram bons tempos", finalizou Rossington.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps