Jão relembra dia que Ratos de Porão foram alvos de racismo e xenofobia na Europa
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de julho de 2023
O músico Jão, guitarrista do Ratos de Porão, compartilhou uma lembrança ruim em seu perfil do Instagram nesta quinta-feira (20 de julho). O guitarrista relembrou um episódio triste e revoltante que ele e seus parceiros de banda vivenciaram durante turnê pela Europa, realizada no final dos anos 1980.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Tudo aconteceu quando a banda estava fazendo uma viagem que partiu da Italia e tinha como destino a Holanda. O trem passou pela França e foi aí que as coisas começaram a ficar ruins.
"TBT bizarro. Esse carimbo datado de 05/07/89 foi o dia que o Ratos de Porão foi expulso da França. Estávamos em um trem que partiu de Firenze (Itália) com destino a Hengelo (Holanda), em torno de 1.300 km de distância.
Não sabíamos o itinerário do trem, nem sabíamos que passaria pela França e no século passado brasileiro precisava de visto pra entrar lá. Estava dormindo sentado quando entraram dois policiais de fronteira falando em francês, não estava entendendo porra nenhuma, os caras mandaram a gente sair do trem, em poucos minutos fecharam as portas e foram embora com todas nossas coisas."
Ofensas racistas
Jão também relatou que Jabá, na época baixista do grupo, foi alvo de ofensas racistas.
"Uma amiga nossa, Priscila, que tinha passaporte europeu, seguiu viagem com um monte de mala, instrumentos e tudo. Nós com passaportes brazucas, fomos convidados a nos retirar do país, o Jabá foi argumentar em língua estranha o cara imitou macaco pra ele, filho da puta fascista, tivemos que atravessar para o outro lado que era Suíça e tivemos que ouvir de saideira ‘Vocês não são bem-vindos aqui’. Tivemos que comprar outras passagens que não passassem pelo território francês, resumo, ‘se fudemo’", diz a postagem, que pode ser vista a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps