John Lennon sobre o fardo de ser um gênio: "É um sofrimento; é uma m*rda!"
Por André Garcia
Postado em 22 de julho de 2023
Quando perguntado se era um gênio, John Lennon disse que sim e que sempre soube, desde garoto. No entanto, ele lamentou o "sofrimento" de "ver o que as outras pessoas não conseguem".
Beatles - Mais Novidades
O termo "gênio veio sendo banalizado nas últimas décadas ao ponto de hoje em dia ter perdido muito de seu sentido, e importância. Acaba sendo tipo o selo de verificado das redes sociais. Só que se houve no século passado um artista que fez jus literal a tal status, para muitos foi John Lennon.
Conforme áudio disponível no YouTube, ele foi perguntado sobre o assunto de forma direta, e diretamente respondeu.
"John Lennon, você se considera um gênio"?
"Sim!", respondeu prontamente o ex-beatle. "Se tal coisa existir, eu sou um. Quando eu tinha uns 12 anos pensava: 'Eu devo ser um gênio, só que ninguém reparou [risos]! Teve uma época que eu pensava 'Será que eu sou um gênio ou louco [risos]? Como ninguém me internou, então eu devo ser um gênio! Gênios não são apenas os matemáticos — não somos todos assim."
"Eu que costumava ser retraído como guitarrista", acrescentou. Eu escrevia poemas e pintava quadros. Eu não me tornei algo a partir do momento em que os Beatles me fizeram [famoso] ou que você ouviu falar sobre mim. Eu fui isso toda a minha vida. Gênios sofrem também. É simplesmente um sofrimento, sabe? Sabe do que eu sinto inveja? Eu queria ser um espectador, de verdade, mas não sou capaz. Eu queria ser uma p*rra de um pescador, por mais bobo que isso soe, e pareça aquele papo de pobre que ficou rico, aquela m*rda toda... É um sofrimento! A ignorância é uma bênção. O que os olhos não veem, o coração não sente. É uma m*rda!"
"'Strawberry Fields [Forever]' foi uma tentativa de expressar isso. Um dos versos-chave era 'Não acho que tenha mais ninguém na mesma árvore que eu'. O que eu estava tentando dizer é que ninguém era tão inteligente quanto eu, portanto eu devo ser maluco ou um gênio. Era a mesma coisa de quanto eu tinha 12 anos, ou cinco: 'Deve ter alguma coisa de errado comigo, porque eu vejo coisas que as outras pessoas não veem. Aí depois eu que sou maluco, eu sou um egomaníaco alegando enxergar o que os demais não enxergam. Que era o que eu fazia quando criança. Todo mundo olhava para mim como se eu fosse maluco! É por isso que a dúvida sempre esteve lá dentro: 'Eu sou maluco? Eu sou um gênio? Acho que não sou nem um, nem outro!'', concluiu.
Em 1994, o Oasis homenageou John Lennon com a música "Live Forever", que locou começou a embalar estádios e ganhou o status de hino. Sua letra, assim como dito por Lennon, diz "Talvez você seja como eu, nós vemos coisas que eles jamais verão — eu e você viveremos para sempre."
Bono queria que "Live Forever" fosse do U2
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Bono confessou:
"'Talvez você seja como eu, nós vemos coisas que eles jamais verão' Não sei sobre o que é essa música, e nem quero saber. Eu sei que você [Noel Gallagher] escreveu essa música, mas ela pertence a mim — na verdade, não só a mim, pertence a nós [U2] (ou a qualquer pessoa que já esteve em uma banda)."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire


Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
George e o músico que teve a ideia do Concert For Bangladesh; "eu só estava tentando ajudar"
Músicos do Toto foram proibidos por manager de perguntar sobre Beatles a Paul McCartney
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
O rockstar que foi o primeiro homem bonito que Renato Russo notou na vida
Eric Clapton relembra como conheceu seu melhor amigo George Harrison em show com Yardbirds


