John Lennon sobre o fardo de ser um gênio: "É um sofrimento; é uma m*rda!"
Por André Garcia
Postado em 22 de julho de 2023
Quando perguntado se era um gênio, John Lennon disse que sim e que sempre soube, desde garoto. No entanto, ele lamentou o "sofrimento" de "ver o que as outras pessoas não conseguem".
O termo "gênio veio sendo banalizado nas últimas décadas ao ponto de hoje em dia ter perdido muito de seu sentido, e importância. Acaba sendo tipo o selo de verificado das redes sociais. Só que se houve no século passado um artista que fez jus literal a tal status, para muitos foi John Lennon.
Conforme áudio disponível no YouTube, ele foi perguntado sobre o assunto de forma direta, e diretamente respondeu.
"John Lennon, você se considera um gênio"?
"Sim!", respondeu prontamente o ex-beatle. "Se tal coisa existir, eu sou um. Quando eu tinha uns 12 anos pensava: 'Eu devo ser um gênio, só que ninguém reparou [risos]! Teve uma época que eu pensava 'Será que eu sou um gênio ou louco [risos]? Como ninguém me internou, então eu devo ser um gênio! Gênios não são apenas os matemáticos — não somos todos assim."
"Eu que costumava ser retraído como guitarrista", acrescentou. Eu escrevia poemas e pintava quadros. Eu não me tornei algo a partir do momento em que os Beatles me fizeram [famoso] ou que você ouviu falar sobre mim. Eu fui isso toda a minha vida. Gênios sofrem também. É simplesmente um sofrimento, sabe? Sabe do que eu sinto inveja? Eu queria ser um espectador, de verdade, mas não sou capaz. Eu queria ser uma p*rra de um pescador, por mais bobo que isso soe, e pareça aquele papo de pobre que ficou rico, aquela m*rda toda... É um sofrimento! A ignorância é uma bênção. O que os olhos não veem, o coração não sente. É uma m*rda!"
"'Strawberry Fields [Forever]' foi uma tentativa de expressar isso. Um dos versos-chave era 'Não acho que tenha mais ninguém na mesma árvore que eu'. O que eu estava tentando dizer é que ninguém era tão inteligente quanto eu, portanto eu devo ser maluco ou um gênio. Era a mesma coisa de quanto eu tinha 12 anos, ou cinco: 'Deve ter alguma coisa de errado comigo, porque eu vejo coisas que as outras pessoas não veem. Aí depois eu que sou maluco, eu sou um egomaníaco alegando enxergar o que os demais não enxergam. Que era o que eu fazia quando criança. Todo mundo olhava para mim como se eu fosse maluco! É por isso que a dúvida sempre esteve lá dentro: 'Eu sou maluco? Eu sou um gênio? Acho que não sou nem um, nem outro!'', concluiu.
Em 1994, o Oasis homenageou John Lennon com a música "Live Forever", que locou começou a embalar estádios e ganhou o status de hino. Sua letra, assim como dito por Lennon, diz "Talvez você seja como eu, nós vemos coisas que eles jamais verão — eu e você viveremos para sempre."
Bono queria que "Live Forever" fosse do U2
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Bono confessou:
"'Talvez você seja como eu, nós vemos coisas que eles jamais verão' Não sei sobre o que é essa música, e nem quero saber. Eu sei que você [Noel Gallagher] escreveu essa música, mas ela pertence a mim — na verdade, não só a mim, pertence a nós [U2] (ou a qualquer pessoa que já esteve em uma banda)."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps