O violão arrebentado e barato que ajudou a criar o heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de julho de 2023
A formação clássica do Black Sabbath, que trabalhou unida por cerca de uma década, lançou alguns dos discos mais influentes e importantes da história da música pesada. O time em questão, creditado como criador do heavy metal, contava com o guitarrista Tony Iommi, o vocalista Ozzy Osbourne, o baterista Bill Ward e o baixista Geezer Butler.
Black Sabbath - Mais Novidades
O último dos músicos acima citados também era o principal letrista do Black Sabbath. E a sua trajetoria na música teve início graças a um violao arrebentado e muito barato, como ele mesmo contou durante recente entrevista concedida à revista Readers Digest.
"Um violão de duas cordas mudou minha vida. Quando eu tinha uns 11 anos, um rapaz levou um velho violão para a escola e perguntou se alguém queria comprá-lo. Meu pai trabalhava empacotando tubos de aço e eu achava que comprar um instrumento estava além do meu alcance. Mas o rapaz só queria dez xelins" afirmou Geezer.
Vale lembrar que xelim era uma moeda divisória utilizada no Reino Unido até 1971. Cada xelim equivalia a cinco centavos de libra.
E foi com seu violão barato e capenga que Butler começou a se aventurar no mundo da música.
"Quando os Beatles surgiram, aprendi a tocar seus sucessos usando as duas únicas cordas do violão. Então, formei uma banda com um companheiro. Não gostei muito da minha escola primária, então essa foi minha fuga", complementou o baixista.
Com o passar do tempo, Geezer migrou para o baixo e se juntou ao Black Sabbath. Ao lado de Tony Iommi, Ozzy Osbourne e Bill Ward, ele gravou clássicos imortais do heavy metal. E tudo começou com um violão arrebentado e muito barato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps