Regis Tadeu explica o verdadeiro problema do comercial da Elis Regina
Por Bruce William
Postado em 15 de julho de 2023
O polêmico comercial que uniu as vozes de Elis Regina e Maria Rita através da inteligência artificial tem gerado intensos debates sobre os limites éticos e morais dessa prática. Regis Tadeu expressa suas opiniões francas sobre o assunto, questionando a atenção dos publicitários em relação à letra da música utilizada. Ele destaca a preocupação com a possibilidade de abusos e violações dos direitos de propriedade intelectual ao se utilizar a imagem e a voz de artistas falecidos, ressaltando a importância de encontrar um equilíbrio entre os avanços tecnológicos e os princípios éticos na criação de conteúdo por meio da inteligência artificial.

"Os publicitários responsáveis pelo comercial não prestaram uma mínima atenção, aliás não prestar atenção é o que acontece a torto e à direito nas redes sociais vamos falar a verdade", diz Regis. "Eles não prestaram atenção a mínima atenção à letra composta pelo igualmente lendário Belchior e eles ficaram prestando atenção só no refrão. E você ao ler a letra dessa música, você vai constatar exatamente isso. Aliás, foi o mesmo incômodo que eu senti anos atrás quando 'Should I Stay Or Should I Go?', aquela clássica canção do The Clash, foi usada como tema de uma propaganda de uma famosíssima marca de jeans lá na Inglaterra e que deu também um bafafá imenso" disse Regis, comentando depois que a canção, de fato, foi usada totalmente do contexto somente para emocionar todo mundo e para vender um novo lançamento.
E daí Regis pondera que defender o comercial ou atacá-lo é uma questão que tem gerado argumentações absolutamente absurdas. "De um lado, uma multidão sensível, uma multidão vêm postando o quanto eles choraram copiosamente, quantas vezes se emocionaram, gente que chora até em comercial de banco. Do outro lado, tem os patrulhadores execrando o capitalismo voraz de uma empresa que foi fundada por um Ditador Alemão, que Elis Regina não compactuava com nada disso, que ela defendia os trabalhadores, que não sei o quê, que a Maria Rita vendeu a imagem da mãe dela, blá blá blá blá blá blá blá, um festival de burrice e de estupidez de ambos os lados", diz Regis.
Daí Regis enumera o que ele considera o pior aspecto disto tudo: "Só que ninguém fala da principal questão, que é exatamente o que eu quero dizer agora, é que esse comercial, entre outros aspectos, ele abriu uma espécie de caixa de pandora para validar qualquer uso da imagem e áudio para fins não apenas comerciais e de conteúdo edificante, mas também para fins indevidos, e também para finalidades desonestas(...) Muita gente de moral e ética duvidozíssimos já estão salivando para usar imagens e criar falas inescrupulosas, driblando autorizações, driblando direitos autorais e o que quer que seja, para uma violação em massa dos direitos de propriedade intelectual" diz Regis, pontuando que ele aposta que vamos ter muitos problemas com o enorme impacto negativo na cultura e na memória coletiva.
O vídeo completo com toda a análise de Regis Tadeu sobre a polêmica do comercial envolvendo Elis Regina, Maria Rita e Volkswagen pode ser visto abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Apoio de Fred Durst à Rússia faz Limp Bizkit ter show cancelado na Estônia
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Dave Mustaine acha que último disco do Megadeth é o melhor da banda em décadas
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"

A história de quando Regis Tadeu passou fome: "Vou fracassar como ser humano?"
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O disco do Queen que Régis Tadeu considera constrangedor - mesmo tendo um hit atemporal
As duas bandas que se reuniram após ex-esposas quebrarem membros no divórcio
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
A sincera opinião de Regis Tadeu sobre o maestro Andre Matos


