Chuck Billy, vocalista do Testament, diz que se curou do câncer enquanto fazia número 2
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de julho de 2023
O músico Chuck Billy, vocalista da banda de thrash metal Testament, passou por um momento delicado no início dos anos 2000. Na época, o frontman foi diagnosticado com câncer no tórax. Felizmente, Chuck conseguiu vencer a doença e continua firme e forte em sua caminhada, soltando a voz nos intensos shows do Testament.
Testament - Mais Novidades
Chuck falou sobre sua luta contra o câncer durante recente entrevista concedida à Metal Hammer, publicada no site da revista no dia 10 de julho. Segundo o cantor, tudo começou quando ele mudou de residência.
"Fizemos o ‘The Gathering’, estávamos entusiasmados com o [Dave] Lombardo e o [James] Murphy na banda, estávamos em turnê e aconteceu a coisa mais louca do mundo. Uma senhora bateu na porta, perguntou se eu estava interessado em vender a minha casa, porque um cliente queria comprar. Resumindo, vendi a minha casa e mudei-me para outro lugar, que era suficientemente longe para termos de arranjar novos dentistas, novos médicos e tudo o mais. Por isso, fui fazer um exame físico.
Chamaram-me na mesma noite [do exame] e disseram: ‘Volte aqui, vemos uma massa no seu peito, temos de fazer mais raios X’. Então, fizemos isso e o médico disse: ‘Não faça mais nada, essa massa aí pode entrar em erupção'. Provavelmente teria morrido se aquela pessoa não me tivesse batido à porta", contou Chuck, que a princípio, não se importou muito com o diagnóstico, mas quando a ficha caiu, percebeu o tamanho do problema.
"Entrou por um ouvido e saiu pelo outro"
"No primeiro dia, quando o médico me disse que eu tinha câncer, entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Cheguei em casa e minha esposa perguntou: ‘Ei, como foi, o que o médico disse?’. [Chuck respondeu] ‘Ah, ele disse que eu tenho câncer’. Quando eu disse isso, me atingiu como uma tonelada de tijolos e eu desabei. Fiquei destruído o dia inteiro", relatou o vocalista, que contou com a ajuda da medicina e da fé para se curar.
"Eu sabia que iria fazer quimioterapia e sabia tudo o que eu tinha que fazer. Mas eu queria explorar minha herança nativa americana espiritualmente para me ajudar a passar mentalmente por aquilo e manter o foco em melhorar. Então, foi isso que eu fiz. Fiz contato com um curandeiro nativo americano."
"Caguei o câncer"
O curandeiro em questão se chamava Charlie e ele deu uma dica que Chuck entendeu apenas algum tempo depois, enquanto estava usando o banheiro.
"Charlie tinha uma pena e fez a dança e a cerimônia de cura, disse-me que o vento ia ser o meu guia espiritual depois de tudo isto. Não percebi o que ele estava a dizer até ter me livrado do câncer enquanto usava o banheiro numa noite de muito vento", relatou Chuck, que deu mais detalhes sobre a sua teoria.
"Tínhamos dado uma festa e havia um monte de latas de cerveja. Naquela noite, não estava conseguindo dormir - tive problemas de estômago naquela semana e o meu estômago estava me incomodando. Por isso, fui ao banheiro de hóspedes. Enquanto estava lá sentado, ouvi aquelas latas de cerveja. Continuei com o que estava fazendo e independentemente do que saiu, tive uma sensação enorme de que me tinha livrado daquela doença. Nesse exato momento, o vento parou, as latas de cerveja caíram no chão e pararam.
Fiquei com a seguinte sensação: ‘Uau, acabei de me livrar do câncer’. Acordei a minha mulher e disse: ‘Não vai acreditar nisto, mas basicamente caguei o câncer, desapareceu’. Ela disse: ‘O quê? Cale a boca’, e voltou para a cama. Na mesma, quando o médico disse que não tinha mais câncer, olhei para ele e disse: ‘Puta merda’. E eu realmente senti isso. Naquele momento em que eu estava sentado no vaso sanitário e o vento parou, aquela sensação estava lá", concluiu o vocal do Testament.
Na mesma entrevista, Chuck falou sobre a importância do álbum "The Gathering", um dos trabalhos mais emblemáticos do Testament. Leia mais na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal

O álbum que definiu o padrão do Testament, na opinião do vocalista Chuck Billy
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Alex Skolnick relembra momento de rivalidade entre Testament e Exodus
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A música do Testament que expressa a luta dos povos indígenas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
14 baladas de metal que provam que emoção não é exclusividade do hard farofa
Alex Skolnick (Testament) explica o que o faz considerar Eddie Van Halen subestimado


