James Hetfield conta como o Metallica criou o thrash metal nos anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 09 de julho de 2023
A definição mais aceita que existe do thrash metal é que se trata de um subgênero rápido e agressivo do heavy metal, com batidas aceleradas, riffs de guitarra dominantes e solos intensos. Suas letras abordam questões sociais, guerras e criticam o controle governamental, utilizando uma linguagem direta e contundente, similar ao hardcore. Surgiu nos anos 80, combinando a velocidade do hardcore punk com a influência da New Wave of British Heavy Metal. O thrash metal se destacou como uma reação ao glam metal mais comercialmente aceito. Além disso, o thrash metal influenciou gêneros extremos posteriores, como death metal e black metal.

E uma das bandas mais bem sucedidas do gênero foi o Metallica, que embora tenha atingido o sucesso com abordagens mais voltadas para o rock em músicas como 'Enter Sandman', sua fase inicial, com o baixista Cliff Burton, é considerada a mais influente. E onde eles obtiveram as influências que serviriam para criar e moldar sua sonoridade? "Tocávamos músicas de outras bandas quando começamos. Fomos realmente influenciados pela New Wave Of British Heavy Metal, que incluía bandas como Venom e Diamond Head - coisas underground", disse o vocalista James Hetfield para a Guitar World em 1992, em entrevista resgatada pela Far Out.
"Aprendemos um monte de músicas deles a partir de um monte de singles obscuros que o Lars havia coletado. A maioria das pessoas achava que estávamos tocando músicas autorais porque nunca tinham ouvido aquela merda antes - o que foi bom para nós! Levamos todo o crédito. Sabe: 'Ei, vocês escrevem boas músicas', 'Sim, eu sei'", prosseguiu James, explicando neste ponto que o grupo começou a tocar mais rápido como reação ao público não prestar atenção em seus esforços, o que deixava eles irritados. "Certamente não íamos contar a verdade para eles. Eventualmente, começamos a tocar tudo mais rápido porque o público não estava prestando atenção na gente, o que nos deixava enfurecidos".
Claro que outros fatores também influenciaram o Metallica a tocar mais rápido e alto: as plateias em Los Angeles, que estavam ocupadas socializando, e a "nervosidade" de Lars Ulrich. Hetfield disse: "Em Los Angeles, as pessoas estavam lá apenas para beber e ver quem estava presente, e tal. Decidimos tentar acordar todos tocando mais rápido e mais alto do que qualquer outra banda".
Concluiu o vocalista: "A nervosidade também contribuiu para o nosso som. Lars sempre estava nervoso no palco, então ele tocava cada vez mais rápido. Isso foi um grande desafio para nós, mas ninguém queria se acovardar e dizer a ele que estava tocando rápido demais. Simplesmente pensamos: 'Dane-se, vamos tocar rápido também'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Luis Mariutti detona quem chama Shamangra de banda cover e explica motivo
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
De Metallica a Ramones: como "Os Simpsons" virou um dos maiores palcos do rock na cultura pop
Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
Solo de guitarra de "One" surgiu "do nada", segundo Kirk Hammett
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
Os 13 álbuns do Metallica ranqueados do pior para o melhor, segundo a Loudwire


