Embate entre Dio e Geezer Butler rachou o Black Sabbath em "Mob Rules"
Por André Garcia
Postado em 07 de julho de 2023
Uma disputa criativa entre Dio e Geezer Butler levou ao afastamento entre eles. Com o passar do tempo, aquilo significou um afastamento também entre o vocalista e Tony Iommi.
Black Sabbath - Mais Novidades
Causou o estranhamento em alguns o lançamento da autobiografia de Dio, Rainbow in the Dark: The Autobiography, mais de 10 anos após sua morte. O fato é que o vocalista começou a escrever em 2009, mas não teve tempo de terminar até o ano seguinte, quando morreu. A viúva Wendy concluiu o livro com o jornalista musical Mick Wall apenas anos depois.
Em trecho publicado pela Classic Rock, o vocalista relembrou o motivo que afastou de Geezer Butler e, posteriormente, Tony Iommi, em sua primeira passagem pelo Black Sabbath, no começo dos anos 80.
"Geezer [Butler, durante as gravações de 'Mob Rules'] estava envolvido, o que inevitavelmente mudou a química que Tony e eu desfrutamos ao trabalhar sozinhos [em 'Heaven and Hell]. Ficou óbvio que Geezer queria voltar escrever as letras. Durante a época de Ozzy, embora Ozzy tenha criado suas próprias melodias vocais, Geezer quase sempre escrevia as letras. Basta dar uma olhada em clássicos como 'War Pigs' ou 'Children Of The Grave' para apreciar o quão bom Geezer é, mas eu tinha escrito todas as letras em 'Heaven and Hell', e sempre escrevi minhas próprias. Nunca precisei de um co-autor, e não precisava agora. Geezer e eu éramos amigos, mas foi o combinado com Tony e o Sabbath: eu entraria com a voz, as melodias vocais e as letras. Aquilo criou uma divisão entre nós. Eventualmente, conseguimos superar, mas na época, era uma ferida que não cicatrizava completamente."
"Tony fingia não notar nenhuma mudança. Ele conhecia e trabalhava com Geezer durante toda a sua carreira; obviamente, eles tinham um vínculo muito mais profundo. Aquilo não importava quando começamos a escrever juntos. Embora ainda trabalhássemos bem juntos, eu sentia Tony se afastando de mim: no começo, um pouco; depois, muito", concluiu.
As tensões internas entre Dio e a dupla Geezer e Iommi, mal resolvidas, só se agravaram ao longo da turnê de "Mob Rules", com sua agenda massacrante. A ruptura definitiva aconteceu ainda em 1982, durante a produção do álbum ao vivo "Live Evil". Com a saída da banda, o vocalista se lançou em carreira solo, lançando já de cara a obra-prima "Holy Diver" (1983).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps