Alice Cooper: "David Bowie viu meu show e disse 'É o que deveríamos estar fazendo!'"
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2023
Alice Cooper certa vez relembrou sua influência sobre David Bowie e Lou Reed no quesito teatralidade. Entretanto, a cronologia dos eventos mencionados por ele não batem…
Veterano do rock americano, mestre do shock rock e um pioneiro do rock teatral, Alice Cooper é uma verdadeira lenda viva. Em sessão de perguntas e respostas com fãs feita pela Classic Rock, ele foi questionado pela leitora Debbie Long por e-mail: "Você já cruzou alguma vez com seu camarada teatral David Bowie?"

"David [Bowie] costumava ir a nossos shows quando era mímico", respondeu Cooper, "ele ainda era Davy Jones naquela época. Lembro-me de um dos nossos shows do 'Welcome To My Nightmare' (1975), em que ele trouxe sua banda, os Spiders From Mars, e disse: 'Isso é o que deveríamos estar fazendo'. Mas ele nunca fez do jeito que fazíamos."
Pode ser que sua memória tenha o pregado uma peça, mas o relato acima é cronologicamente furado. David Bowie fazia mímica em 1967 (aluno de Lindsay Kemp), Alice Cooper (a banda) começou a usar esse nome em 68. Naquela época, nem Bowie foi aos Estados Unidos, e nem Alice Cooper tocou na Inglaterra.
Além disso, David Bowie não poderia ter ido com os Spiders From Mars assistir a um show da turnê de "Welcome to my Nightmare": esse álbum foi lançado em 1975, e os Spiders From Mars duraram só até meados de 73 — em 75 ele já tinha até trocado o glam rock pela soul music.
"Quando começamos a incorporar teatralidade e ainda tínhamos discos de sucesso, abrimos uma enorme porta para Bowie, Lou Reed e Velvet Underground. Porque [mostramos que] você podia ser teatral e comercial ao mesmo tempo."
Outro fato inverossímil: Velvet Underground já misturava rock e teatro em 1966 e 67. O primeiro sucesso comercial de Alice Cooper foi o álbum "Love It to Death" (1971).
"Eu queria que houvesse um movimento artístico, então criei Alice como um vilão; já Bowie criou todos os seus personagens para se encaixarem naquilo que ele queria ser, então nunca o vi realmente como concorrência. Eu até o encorajava. Bowie e eu conversávamos o tempo todo, trocávamos elogios. Teve uma história sobre Bowie e Lou Reed falando que meu estilo andrógino era falso, e eles estavam certos, é claro, é falso. É um espetáculo sombrio e eu interpreto um personagem. Lou e David me conheciam e sabiam que eu não poderia ser mais tradicionalmente americano, mas simplesmente aconteceu de eu incorporar esse personagem e aquela imagem. Eu sabia como tornar esse personagem assustador, sexy, repugnante e engraçado ao mesmo tempo!"
Seria mais seguro afirmar que Alice Cooper tenha influenciado as apresentações do Kiss. Paul Stanley e Gene Simmons sempre o mencionaram como uma influência musical, e quando lançaram seu álbum de estreia, em 1974, Alice já era um astro, e seus shows referência no que se referia a teatralidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Dave Mustaine destaca a versatilidade dos irmãos Drover; "Ambos tocam guitarra e bateria"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
Dave Mustaine comenta o risco que ele acha que Yngblud está correndo
Dave Mustaine conta como se sente pelo Megadeth ser a primeira banda do Big Four a parar


Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que Joe Perry quase escolheu no lugar do Aerosmith; a proposta parecia fazer sentido
Ultimate Classic Rock: os supergrupos mais improváveis do rock


