Kiss: Paul Stanley detalha como compôs "Strutter" quando era taxista em Nova Iorque
Por André Garcia
Postado em 02 de julho de 2023
Primeira música do primeiro disco do Kiss, "Strutter" é considerada seu primeiro clássico. Paul Stanley relembrou em detalhes qual foi sua inspiração e como foi o processo de composição.
Em entrevista para o jornalista musical Paul Brannigan, que escreve para a Classic Rock, o eterno Star Child comentou a faixa.
"Na época que estávamos compondo as músicas do primeiro álbum do Kiss, eu era taxista em Nova Iorque. Eu era um garoto com um grande sonho, um amor incrível pelo rock n roll e um desejo inabalável de ser bem-sucedido fazendo da música a minha vida. Já era minha vida, mas ainda não pagava minhas contas."
"[...] Com 'Strutter', eu estava tentando me aproximar da sensação de 'Brown Sugar', dos Stones, escrever uma música que tivesse ginga, atitude e uma certa bravata. Gene tinha uma música chamada 'Stanley The Parrot', que tinha um trecho lento que me pareceu algo que poderia ser acelerado e transformado em algo empolgante e agitado. Aquilo acabou dando nos acordes da estrofe. Assim que a atmosfera da música mudou, ela pareceu se encaixar em uma letra que capturasse essa atitude."
"Naquela época, Nova Iorque estava cheia de pessoas muito estilosas. A letra foi uma homenagem àquelas mulheres maravilhosas que eu via pelo Village, [enquanto eu] ia a clubes de rock. Eu olhava para aquelas mulheres com suas roupas de cetim e renda e pensava 'Uau, de onde será que ela é? Para onde será que está indo?' O mais perto que eu chegava de mulheres como aquelas na época era folheando a Playboy! A música precisava de um título que representasse a confiança dessas mulheres, que pareciam tão seguras de si, e exalavam sensualidade. Para mim, 'Strutter' encapsulava aquilo."
"Quando gravamos, o resultado foi meio decepcionante: não soava como soávamos ao vivo. Éramos uma banda de rock n roll intensa, barulhenta, energética, mas eu não sabia como captar aquele som ao vivo no estúdio. E as pessoas que deveriam saber também não sabiam. Quando ouço aqueles primeiros discos do Kiss, sinto que soamos meio fracos, com os atributos menos positivos de uma banda de garagem."
"[...] Para mim, 'Strutter' é uma das melhores músicas do Kiss. Uma das melhores coisas nas músicas antigas do Kiss é que elas eram realmente desinibidas e muito autênticas: não tínhamos nada a provar, exceto fazer o que nos empolgava. Com o tempo, você pode aprender demais: você pode se tornar um compositor melhor, mas às vezes é a liberdade da ingenuidade o que produz os melhores resultados."
Além de abrir o álbum de estreia do Kiss, autointitulado, de 1974, "Strutter" foi uma das faixas compostas para aquele trabalho. Aquele disco possui muito material anteriormente composto por Gene Simmons e Paul Stanley antes do Kiss, quando tocavam juntos na banda Wicked Lester.
Apesar de tão querida pelos fãs e por Paul Stanley, o Kiss anda deixando 'Strutter' de lado em seus shows ultimamente. Segundo o site SetList.fm, a última vez que eles a tocaram mais de 10 vezes em um mesmo ano foi em 2012. O ano em que ela mais foi tocada foi em 1990, com 120 apresentações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps