Kiss: Paul Stanley detalha como compôs "Strutter" quando era taxista em Nova Iorque
Por André Garcia
Postado em 02 de julho de 2023
Primeira música do primeiro disco do Kiss, "Strutter" é considerada seu primeiro clássico. Paul Stanley relembrou em detalhes qual foi sua inspiração e como foi o processo de composição.
Kiss - Mais Novidades
Em entrevista para o jornalista musical Paul Brannigan, que escreve para a Classic Rock, o eterno Star Child comentou a faixa.
"Na época que estávamos compondo as músicas do primeiro álbum do Kiss, eu era taxista em Nova Iorque. Eu era um garoto com um grande sonho, um amor incrível pelo rock n roll e um desejo inabalável de ser bem-sucedido fazendo da música a minha vida. Já era minha vida, mas ainda não pagava minhas contas."
"[...] Com 'Strutter', eu estava tentando me aproximar da sensação de 'Brown Sugar', dos Stones, escrever uma música que tivesse ginga, atitude e uma certa bravata. Gene tinha uma música chamada 'Stanley The Parrot', que tinha um trecho lento que me pareceu algo que poderia ser acelerado e transformado em algo empolgante e agitado. Aquilo acabou dando nos acordes da estrofe. Assim que a atmosfera da música mudou, ela pareceu se encaixar em uma letra que capturasse essa atitude."
"Naquela época, Nova Iorque estava cheia de pessoas muito estilosas. A letra foi uma homenagem àquelas mulheres maravilhosas que eu via pelo Village, [enquanto eu] ia a clubes de rock. Eu olhava para aquelas mulheres com suas roupas de cetim e renda e pensava 'Uau, de onde será que ela é? Para onde será que está indo?' O mais perto que eu chegava de mulheres como aquelas na época era folheando a Playboy! A música precisava de um título que representasse a confiança dessas mulheres, que pareciam tão seguras de si, e exalavam sensualidade. Para mim, 'Strutter' encapsulava aquilo."
"Quando gravamos, o resultado foi meio decepcionante: não soava como soávamos ao vivo. Éramos uma banda de rock n roll intensa, barulhenta, energética, mas eu não sabia como captar aquele som ao vivo no estúdio. E as pessoas que deveriam saber também não sabiam. Quando ouço aqueles primeiros discos do Kiss, sinto que soamos meio fracos, com os atributos menos positivos de uma banda de garagem."
"[...] Para mim, 'Strutter' é uma das melhores músicas do Kiss. Uma das melhores coisas nas músicas antigas do Kiss é que elas eram realmente desinibidas e muito autênticas: não tínhamos nada a provar, exceto fazer o que nos empolgava. Com o tempo, você pode aprender demais: você pode se tornar um compositor melhor, mas às vezes é a liberdade da ingenuidade o que produz os melhores resultados."
Além de abrir o álbum de estreia do Kiss, autointitulado, de 1974, "Strutter" foi uma das faixas compostas para aquele trabalho. Aquele disco possui muito material anteriormente composto por Gene Simmons e Paul Stanley antes do Kiss, quando tocavam juntos na banda Wicked Lester.
Apesar de tão querida pelos fãs e por Paul Stanley, o Kiss anda deixando 'Strutter' de lado em seus shows ultimamente. Segundo o site SetList.fm, a última vez que eles a tocaram mais de 10 vezes em um mesmo ano foi em 2012. O ano em que ela mais foi tocada foi em 1990, com 120 apresentações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger achou que ninguém gostava por 30 anos



A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
A atitude de Gene Simmons que fazia Scorpions sentir nojo quando abria shows do Kiss
Gene Simmons conta como Paul Stanley reagiu ao ouvir Van Halen pela primeira vez


