A diferença de bandas americanas e britânicas, segundo Dave Mustaine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de julho de 2023
O músico californiano Dave Mustaine, guitarrista, vocalista e membro fundador da banda de thrash metal Megadeth, concedeu entrevista ao site Heavy Consequence. Durante o bate-papo, conduzido por Greg Prato e publicado dia 28 de junho, o frontman falou, entre outros temas, sobre nomes da guitarra que o influenciaram.
"No que diz respeito aos grandes guitarristas da época, todo mundo estava gravitando em torno de apenas algumas bandas (...). Então, é claro que as bandas na boca de todos eram Kiss, Led Zeppelin e Deep Purple. Muitas pessoas estavam falando sobre o Aerosmith também. E eu meio que tropecei no AC/DC", afirmou Mustaine, que citou dois movimentos musicais que moldaram sua forma de tocar guitarra.
"A Nova Onda do Heavy Metal Britânico e a Invasão Britânica, ambas as eras musicais realmente me afetaram. O ritmo e as composições da Invasão Britânica – os Beatles, os Stones, Led Zeppelin, o The Who… surpreendentemente mais do Who do que eu percebi até mais tarde na vida", acrescentou o líder do Megadeth.
Na sequência, Mustaine citou as diferenças que existem entre o som feito por bandas dos Estados Unidos e por bandas britânicas.
"Os americanos tocam muitos acordes, e as pessoas que estão na era moderna dos riffs são mais do tipo speed e thrash metal. E, claro, isso inclui death, black, todas essas outras ramificações do metal. Mas ao contrário das bandas de rock e heavy metal dos Estados Unidos, que fazem muitos acordes e palhetadas e coisas assim, os músicos britânicos de metal confiam mais nos riffs, eu acredito."
O trabalho mais recente do Megadeth é "The Sick, The Dying…And The Dead!", lançado em setembro de 2022. O disco foi gravado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Steve DiGiorgio (baixo) e Dirk Verbeuren (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps