Joe Perry comenta "Powerage" como seu álbum favorito do AC/DC
Por André Garcia
Postado em 01 de julho de 2023
Quando se fala de AC/DC com Bon Scott, se pensa em "Highway to Hell", e, quando se fala na banda com Brian Johnson, se pensa em "Back in Black"; mas ela foi bem mais que apenas isso.
Aqueles que conhecem o AC/DC para além de seus dois maiores clássicos sabe que outro trabalho digno do status de obra-prima é "Powerage" (1978). O disco marcou o auge dos irmãos Young em sua primeira fase, já que "Highway to Hell" seguiu por outro caminho, visando mais conquistar o mercado norte-americano. 'Powerage' tirou proveito da experiência do grupo, que já tinha uma discografia considerável e muitas turnês na bagagem para expandir suas composições além das estruturas básicas do rhythm & blues.

Joe Perry, o eterno guitarrista do Aerosmith, concorda tanto com isso que tem a ele como seu disco favorito do AC/DC. À Classic Rock ele escreveu uma verdadeira declaração de amor ao "Powerage" como uma demonstração soberba de rock n roll.
"Fui apresentado ao AC/DC quando tivemos a sorte de tê-los como banda de abertura em shows da turnê de 'Draw The Line', em 1977. Fiquei completamente impressionado na primeira vez que os vi e sou um grande fã desde então. [...] Eles não precisavam de produção, não precisavam de luzes, só precisavam de suas guitarras, amplificadores e muitos watts, e então eles botavam a casa a baixo. Eram caras bem tranquilos fora do palco, mas assim que subiam ao palco, incendiavam tudo. Eles são o rock n roll em seu estado puro, a coisa real."
"Todos os primeiros discos com Bon Scott são ótimos, e Powerage é definitivamente um dos meus favoritos. Para mim, ele capturou perfeitamente tudo que eu gosto no rock n roll, em sua essência. Como guitarrista, obviamente sou atraído pelos riffs e pela forma como o Angus [Young] simplesmente arrebentava em cada solo, mas aí então você ouve as histórias que Bon contava, o que era maravilhoso. Conheci bem Bon, já estive algumas vezes com ele até tarde da noite, e aquele cara era de verdade: ele era alguns anos mais velho que os outros, mas definitivamente fazia parte da família e vivia a vida do rock'n'roll ao máximo. Quando você ouvia uma música como 'Sin City', dava para ver que ele já tinha visto de tudo, e sabia da vida."
"Muita gente só conhece 'Highway To Hell' e 'Back In Black', que são os álbuns com os grandes hits radiofônicos, mas tem tantas músicas incríveis em 'Powerage'... O pessoal que realmente curte AC/DC sabe que 'Powerage' é um álbum clássico, um marco. A cada álbum lançado, eles foram aprimorando seu som básico, não estavam tentando inventar algo novo. Quando chegaram em 'Powerage' as músicas estavam cada vez melhores."
"Tenho o álbum em vinil, eu simplesmente ouvia sem parar: virava o disco e começava de novo. Ele nunca perde seu poder. Essas podem não ser as músicas do AC/DC que você ouve no rádio [...], mas ninguém escreve rock'n'roll melhor do que aquilo. [...] Quando ouço 'Powerage', ouço de novo aquela incrível banda que fez uns 30 ou 40 shows com a gente naquela época — e botou para quebrar em todas as noites. É um disco brilhante, rock n roll puro, e jamais envelhecerá."
Quinto álbum de estúdio do AC/DC, foi o último produzido pela dupla Harry Vanda e George Young (irmão mais velho de Angus e Malcolm). Marcou também a substituição do baixista Mark Evans por Cliff Williams. Apesar as vendas terem sido inicialmente decepcionantes, ao longo da turnê conseguiu se recuperar e ultrapassou seu antecessor, o pauleira "Let There Be Rock" (1977). Assim como Joe Perry, Eddie Van Halen e Keith Richards já apontaram 'Powerage' como disco favorito do AC/DC.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden


Como Pete Townshend "salvou" o AC/DC, talvez sem nem saber que estava no meio do rolo
"Vale a pena gastar salário mínimo no show?": Andre Barcinski critica preço do AC/DC em SP
Quando Paul McCartney apresentou o AC/DC para Dave Grohl; "Eu gosto de rock alto"
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor música do clássico álbum "Powerage" do AC/DC, segundo Angus Young
Debate: "Highway to Hell" ou "Back in Black" - qual é o melhor álbum do AC/DC?
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?


