Joe Perry comenta "Powerage" como seu álbum favorito do AC/DC
Por André Garcia
Postado em 01 de julho de 2023
Quando se fala de AC/DC com Bon Scott, se pensa em "Highway to Hell", e, quando se fala na banda com Brian Johnson, se pensa em "Back in Black"; mas ela foi bem mais que apenas isso.
Aqueles que conhecem o AC/DC para além de seus dois maiores clássicos sabe que outro trabalho digno do status de obra-prima é "Powerage" (1978). O disco marcou o auge dos irmãos Young em sua primeira fase, já que "Highway to Hell" seguiu por outro caminho, visando mais conquistar o mercado norte-americano. 'Powerage' tirou proveito da experiência do grupo, que já tinha uma discografia considerável e muitas turnês na bagagem para expandir suas composições além das estruturas básicas do rhythm & blues.

Joe Perry, o eterno guitarrista do Aerosmith, concorda tanto com isso que tem a ele como seu disco favorito do AC/DC. À Classic Rock ele escreveu uma verdadeira declaração de amor ao "Powerage" como uma demonstração soberba de rock n roll.
"Fui apresentado ao AC/DC quando tivemos a sorte de tê-los como banda de abertura em shows da turnê de 'Draw The Line', em 1977. Fiquei completamente impressionado na primeira vez que os vi e sou um grande fã desde então. [...] Eles não precisavam de produção, não precisavam de luzes, só precisavam de suas guitarras, amplificadores e muitos watts, e então eles botavam a casa a baixo. Eram caras bem tranquilos fora do palco, mas assim que subiam ao palco, incendiavam tudo. Eles são o rock n roll em seu estado puro, a coisa real."
"Todos os primeiros discos com Bon Scott são ótimos, e Powerage é definitivamente um dos meus favoritos. Para mim, ele capturou perfeitamente tudo que eu gosto no rock n roll, em sua essência. Como guitarrista, obviamente sou atraído pelos riffs e pela forma como o Angus [Young] simplesmente arrebentava em cada solo, mas aí então você ouve as histórias que Bon contava, o que era maravilhoso. Conheci bem Bon, já estive algumas vezes com ele até tarde da noite, e aquele cara era de verdade: ele era alguns anos mais velho que os outros, mas definitivamente fazia parte da família e vivia a vida do rock'n'roll ao máximo. Quando você ouvia uma música como 'Sin City', dava para ver que ele já tinha visto de tudo, e sabia da vida."
"Muita gente só conhece 'Highway To Hell' e 'Back In Black', que são os álbuns com os grandes hits radiofônicos, mas tem tantas músicas incríveis em 'Powerage'... O pessoal que realmente curte AC/DC sabe que 'Powerage' é um álbum clássico, um marco. A cada álbum lançado, eles foram aprimorando seu som básico, não estavam tentando inventar algo novo. Quando chegaram em 'Powerage' as músicas estavam cada vez melhores."
"Tenho o álbum em vinil, eu simplesmente ouvia sem parar: virava o disco e começava de novo. Ele nunca perde seu poder. Essas podem não ser as músicas do AC/DC que você ouve no rádio [...], mas ninguém escreve rock'n'roll melhor do que aquilo. [...] Quando ouço 'Powerage', ouço de novo aquela incrível banda que fez uns 30 ou 40 shows com a gente naquela época — e botou para quebrar em todas as noites. É um disco brilhante, rock n roll puro, e jamais envelhecerá."
Quinto álbum de estúdio do AC/DC, foi o último produzido pela dupla Harry Vanda e George Young (irmão mais velho de Angus e Malcolm). Marcou também a substituição do baixista Mark Evans por Cliff Williams. Apesar as vendas terem sido inicialmente decepcionantes, ao longo da turnê conseguiu se recuperar e ultrapassou seu antecessor, o pauleira "Let There Be Rock" (1977). Assim como Joe Perry, Eddie Van Halen e Keith Richards já apontaram 'Powerage' como disco favorito do AC/DC.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A melhor música que o Rush lançou nos anos 80, segundo a Classic Rock
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Todd Sucherman, baterista do Styx, exalta reencontro com Eloy Casagrande
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"

Os indicativos de que o show do AC/DC no Brasil pode estar mesmo confirmado
A melhor faixa do pior disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne preferia Bon Scott; "o melhor cantor que o AC/DC já teve"
"Para mim, o AC/DC sempre foi Bon Scott", diz o baterista Phil Rudd
As duas últimas grandes músicas de rock, segundo Angus Young do AC/DC em 1977
A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
Brian Johnson escolhe cinco álbuns sem os quais não vive
Seis bandas clássicas de rock pesado que já rejeitaram o rótulo de heavy metal


