A sincera reflexão de Robert Plant sobre compor "Stairway To Heaven" aos 23 anos de idade
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de agosto de 2023
O hit "Stairway To Heaven" é uma das grandes baladas épicas da história do rock. Em entrevista ao AXS TV, Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, contou sobre como foi compor o clássico ao lado dos integrantes da banda.
Ele disse que sua parte foi compor a letra e que hoje em dia não se conecta tanto com o hit, já que foi escrito quando ele tinha 23 anos.
"Bem, não se trata de ser minha favorita ou não, não tem nada a ver com isso realmente, é apenas que ela pertence a um momento específico. Se eu tivesse estado envolvido na instrumentação, sentiria que é uma magnífica peça de música que tem seu próprio caráter e personalidade, até acelera de maneira semelhante a algumas peças de música mais erudita. Mas minha contribuição foi escrever letras e cantar uma canção sobre o destino e algo muito britânico, quase abstrato.
Mas ela estava surgindo da mente de um rapaz de 23 anos, você sabe, e... e ela se encaixou nos anos e na era de rapazes de 23 anos. Acho que com o passar do tempo, você percebe que talvez outro período da sua vida tenha um pouco mais de substância, algo mais relevante mais adiante, você sabe, então, por mais que eu goste disso... hum... não estou casado com todo esse conceito agora.
Já o guitarrista Jimmy Page relembrou em entrevista para a BBC como foi compor o solo de "Stairway To Heaven".
"Eu queria fazer uma música que começasse com um violão bem frágil e exposto. Como se fosse um homem pobre tocando a peça ‘Bourrée’, do Bach. Algo nessa linha. Conforme o instrumental se desenrola, vão surgindo essas flautas no começo. Isso dá uma sensação levemente medieval na música. Essas flautas foram ideia do John Paul Jones.
Ele tocou as flautas. Quando eu tive a ideia para ‘Stairway to Heaven’, não pensei necessariamente em flautas. Minha ideia era ter uma textura mais para o piano elétrico. O objetivo era ter uma música que continuaria se desdobrando em mais camadas e atmosferas. Toda intensidade e sutileza da composição iria acelerar conforme passasse por essas camadas. Cada nível emocional e musical. Continua se abrindo conforme segue sua passagem", explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps