O perfil de músico que Rafael Bittencourt mais gosta de receber no seu podcast
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2023
O podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, tem o objetivo de entrevistar personalidades ligadas de uma forma ou de outra com a música. Em entrevista no Kritikê, o guitarrista do Angra comentou sobre o perfil que mais gosta de receber na sua atração.
"Eu também foco muito nesse aspecto humano. Eu quero revelar a pessoa ali na frente. Por isso, falo que, mesmo com os fãs de rock e tudo mais, às vezes eles têm certas reservas em relação a ampliar seus gostos para diferentes estilos. São justamente esses episódios que eu mais aprecio e dos quais mais aprendo. Eu sei que os caras adoram quando um guitarrista famoso aparece, como eu, mas na maioria das vezes são meus amigos que já conheço, então não há muitas surpresas.
No entanto, eu sei que é ótimo e sempre vai bombar, mas para mim, o que realmente me fascina é quando converso com músicos de universos diferentes. É nesse momento que eu aprendo e tento trazer à tona o lado humano. Afinal, é o lado humano que nos conecta e nos unifica, não as diferenças.
Sempre estou mostrando que você coloca o ser humano à sua frente. Tento encontrar algo em comum com ele, porque as pessoas têm o hábito de dizer que estão presas em suas bolhas. Eu comparo isso com a minha abordagem, que é sobre encontrar o que nos une em vez de nos focarmos no que nos separa".
Em outra ocasião, Rafael Bittencourt revelou quem foi seu entrevistado favorito até agora no Amplifica.
"Minhas referências principais são rock progressivo, Rush, Genesis, Pink Floyd etc. Além da música brasileira, né? E dentro disso, alguns guitarristas são muito importantes porque eles expressam a música brasileira na guitarra ou violão. O Toninho Horta é um desses caras que inventou nossa música pós-bossa nova no violão e na guitarra.
Ele influencia guitarristas do mundo inteiro. Vários já o citaram, como Pat Metheny e George Benson. Ele é uma referência. Esse episódio eu menciono muitas vezes como o mais especial de todos por conta disso. Foi um encontro com um grande ídolo. Admiro muito e tenho referências que passaram aqui, mas o Toninho é uma lenda. Estar tocando com ele e trocando ideia foi um ponto alto não só do Amplifica, mas da minha carreira e da minha vida".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps