O motivo pelo qual Kurt Cobain avacalhou show do Nirvana na Argentina, em 1992
Por André Garcia
Postado em 23 de agosto de 2023
Em outubro de 1992, o Nirvana fez sua primeira passagem pela América do Sul para uma única apresentação na Argentina, em Buenos Aires, no Estádio José Amalfitani. Conforme publicado pela Far Out Magazine, a abertura ficou a cargo da banda feminina Calamity Jane, que foi muito mal recebida, o que incomodou profundamente a Kurt Cobain.
"Durante todo o show delas", contou Kurt no livro Nirvana: The Chosen Rejects, "a plateia inteira — e foi um show enorme, com cerca de sessenta mil pessoas — estava jogando moedas e tudo mais que tivessem nos bolsos. Lama, pedras… jogaram de tudo nelas [...] [Quando o show acabou, elas] saíram correndo, chorando. Foi horrível, uma das piores coisas que já vi: tanto machismo de uma vez só."
"[Acabou que] nós [do Nirvana] nos divertimos gozando da cara deles: antes de cada música, eu tocava a introdução de 'Smells Like Teen Spirit' e depois parava. Eles nem perceberam que estávamos protestando contra o que tinham feito [...] Tocamos por cerca de quarenta minutos, e a maioria das músicas era do "Incesticide", então eles não conheciam nada. Acabamos tocando a faixa secreta de barulho ['Endless, Nameless'] que está no final de Nevermind, e, porque estávamos tão p*tos e chateados com toda aquela situação, essa música (e o show inteiro) acabaram sendo uma das maiores experiências que já tive."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps