O álbum "mais honesto" do Green Day, segundo Billie Joe Armstrong
Por André Garcia
Postado em 19 de agosto de 2023
A história do Green Day é repleta de reviravoltas e crises de identidade. E foi em um desses turbilhões que produziu seu álbum "mais honesto", segundo seu frotman, Billie Joe Armstrong.
Green Day - Mais Novidades
O Green Day era uma banda não lá muito desconhecida quando foi alçada ao estrelato com "Dookie" (1994). Tanto que até hoje muitos acreditam ser seu álbum de estreia, enquanto, na verdade, foi o terceiro. Em questão de pouco tempo, o trio levou o punk ao mainstream e chegou ao topo das paradas de sucesso.
No ano seguinte, por outro lado, o trio se viu em uma encruzilhada: o sucesso rendeu a ele o desprezo do underground e o rótulo de vendida. Dessa forma, eles se viram afastados de suas raízes punk rock e de seus pares. Foi nesse cenário que eles retornaram ao estúdio quase que imediatamente após a turnê de "Dookie" para gravar seu sucessor, "Insomniac" — movidos a café e anfetamina.
O resultado foi um álbum menos pop e mais sombrio, considerado por seu frontman, segundo a Far Out Magazine, seu trabalho "mais honesto".
Green Day sobre a gravação de "Insomniac"
"Acho que eu estava simplesmente perdido", confessou Billie Joe à Kerrang, em 2018, "não conseguia encontrar forças para me convencer de que o que eu estava fazendo era bom. Eu estava em uma banda gigante porque era para ser gigante mesmo, porque nossas músicas eram muito boas. Mas eu nem sequer conseguia sentir que estava fazendo a coisa certa, porque parecia que aquilo estava deixando muita gente com raiva."
"O fato de que esse álbum ['Insomniac'] foi lançado, tipo, um ano e meio depois de 'Dookie', foi nossa tentativa de cortar o papo furado pela raiz e continuar fazendo música. Isso era tudo o que queríamos: continuar fazendo música. Às vezes sinto que 'Insomniac' é o disco mais sincero que já fiz no momento específico em que foi escrito e gravado."
"Na época", acrescentou o baixista Mike Dirnt, no mesmo ano, "eu sentia que havia uma urgência real no que estávamos fazendo. Havia uma urgência real bater o pé e dizer: 'Não, aqui é nosso lugar.' Era muito importante para nós garantir que as pessoas soubessem que não éramos apenas uma moda passageira."
"Insomniac" foi lançado em 1995, apresentando uma inesperada guinada sonora do melódico pop punk de "Dookie" para algo mais pesado e sombrio. Com produção de Rob Cavallo e a própria banda, vendeu 9 milhões de cópias pelo mundo (4 milhões só nos Estados Unidos), com hits como "Geek Stink Breath", "Brain Stew" e "Walking Contradiction". Apesar disso, marcou início da crise de identidade em que a banda passaria toda a segunda metade dos anos 90, e minguou suas vendas. Isso até eles se reinventarem e retornarem ao topo com ambicioso "American Idiot" (2004).
Billie Joe Armstrong se arrepende de ter tornado o punk rock mainstream?
Em entrevista de 2021 para a Vulture, Billie Joe disse "Não me arrependo de nada" quando questionado se ele se arrependia de ter levado o punk rock ao mainstream:
"Acho que o Green Day queria ser independente de tudo. Queríamos fazer as coisas do nosso jeito [...]. Nunca pensamos: 'Vamos elevar o punk a um novo patamar. Vamos virar os representantes de o todo o punk'. Isso nunca foi nossa missão. Queríamos fazer música pelo resto de nossas vidas. Queríamos ser o Green Day da mesma forma que o The Who era o The Who."
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Green Day: Billie Joe Armstrong se arrepende de ter tornado o punk rock mainstream?
A canção punk que Billie Joe Armstrong queria ter escrito; "a guitarra é surreal"
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
"Mouse Para Sima": a cola do Green Day para se comunicar com os fãs brasileiros
Líder do Cro-Mags cobra ajuda de Metallica, Pantera, Green Day e Avenged Sevenfold
A banda de rock que tem o melhor show do mundo atualmente, segundo o G1
Loudwire: 20 músicas dos anos 2000 que você reconhece nos primeiros segundos
Lista: 20 músicas emotivas para o metaleiro truezão ouvir (e chorar) escondido


