O maior fenômeno do rock atual com 8 bilhões no Spotify que ninguém está falando
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de setembro de 2023
O atual fenômeno do rock, com mais de 8 bilhões de reproduções no Spotify, está passando despercebido por muitos no Brasil. É comum que um artista alcance maior sucesso em um país do que em outro, e isso cria curiosas disparidades, como no caso do Iron Maiden, que é mais proeminente no Brasil do que nos Estados Unidos, por exemplo.

A cantora de rock, Olivia Rodrigo, aos 20 anos, acumula uma impressionante base de fãs com mais de 34 milhões de seguidores no Instagram e suas músicas já foram ouvidas mais de 8 bilhões de vezes no Spotify. Nos Estados Unidos, ela é a figura mais destacada no gênero atualmente, mas, curiosamente, no Brasil, ela não recebe tanta atenção do público e da mídia.
Olivia Rodrigo ganhou destaque com o lançamento de seu single de estreia, "Drivers License," em 2021, que quebrou vários recordes e se tornou uma das músicas mais vendidas do ano, catapultando-a para o cenário mainstream. Logo em seguida, ela lançou os singles "Deja Vu" e "Good 4 U."
Seu primeiro álbum de estúdio, "Sour" (2021), liderou as paradas em todo o mundo e foi amplamente elogiado pela crítica, rendendo-lhe três prêmios Grammy, incluindo o de Artista Revelação. A revista Time a nomeou Artista do Ano em 2021, e a Billboard a homenageou como Mulher do Ano em 2022.
Agora, com o lançamento de "Guts" (estilizado em letras maiúsculas), seu segundo álbum de estúdio, em 8 de setembro de 2023, pela Geffen Records, Olivia Rodrigo continua a sua trajetória de sucesso. Dois singles antecederam o lançamento do álbum: "Vampire," lançado em 30 de junho de 2023, estreou no topo da Billboard Hot 100, tornando-se o terceiro número um de Rodrigo nos Estados Unidos, enquanto o segundo single, "Bad Idea Right?", lançado em 11 de agosto de 2023, alcançou o top 10 nos Estados Unidos e no Reino Unido.
É válido refletir sobre por que o Brasil não está tão envolvido no furacão Olivia Rodrigo. Será por conta de uma visão mais conservadora por parte dos fãs de rock? Ou será que a música de Rodrigo simplesmente não encontrou eco no gosto dos brasileiros? São questões intrigantes que demonstram a complexidade dos gostos musicais e das preferências culturais em diferentes partes do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro

Estrela da Pop Music, Olivia Rodrigo rasga elogios a Gwen Stefani, vocalista do No Doubt


