O maior fenômeno do rock atual com 8 bilhões no Spotify que ninguém está falando
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de setembro de 2023
O atual fenômeno do rock, com mais de 8 bilhões de reproduções no Spotify, está passando despercebido por muitos no Brasil. É comum que um artista alcance maior sucesso em um país do que em outro, e isso cria curiosas disparidades, como no caso do Iron Maiden, que é mais proeminente no Brasil do que nos Estados Unidos, por exemplo.

A cantora de rock, Olivia Rodrigo, aos 20 anos, acumula uma impressionante base de fãs com mais de 34 milhões de seguidores no Instagram e suas músicas já foram ouvidas mais de 8 bilhões de vezes no Spotify. Nos Estados Unidos, ela é a figura mais destacada no gênero atualmente, mas, curiosamente, no Brasil, ela não recebe tanta atenção do público e da mídia.
Olivia Rodrigo ganhou destaque com o lançamento de seu single de estreia, "Drivers License," em 2021, que quebrou vários recordes e se tornou uma das músicas mais vendidas do ano, catapultando-a para o cenário mainstream. Logo em seguida, ela lançou os singles "Deja Vu" e "Good 4 U."
Seu primeiro álbum de estúdio, "Sour" (2021), liderou as paradas em todo o mundo e foi amplamente elogiado pela crítica, rendendo-lhe três prêmios Grammy, incluindo o de Artista Revelação. A revista Time a nomeou Artista do Ano em 2021, e a Billboard a homenageou como Mulher do Ano em 2022.
Agora, com o lançamento de "Guts" (estilizado em letras maiúsculas), seu segundo álbum de estúdio, em 8 de setembro de 2023, pela Geffen Records, Olivia Rodrigo continua a sua trajetória de sucesso. Dois singles antecederam o lançamento do álbum: "Vampire," lançado em 30 de junho de 2023, estreou no topo da Billboard Hot 100, tornando-se o terceiro número um de Rodrigo nos Estados Unidos, enquanto o segundo single, "Bad Idea Right?", lançado em 11 de agosto de 2023, alcançou o top 10 nos Estados Unidos e no Reino Unido.
É válido refletir sobre por que o Brasil não está tão envolvido no furacão Olivia Rodrigo. Será por conta de uma visão mais conservadora por parte dos fãs de rock? Ou será que a música de Rodrigo simplesmente não encontrou eco no gosto dos brasileiros? São questões intrigantes que demonstram a complexidade dos gostos musicais e das preferências culturais em diferentes partes do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell


Estrela da Pop Music, Olivia Rodrigo rasga elogios a Gwen Stefani, vocalista do No Doubt


