A banda de rock com menor venda de um single em primeiro lugar na história das paradas
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de setembro de 2023
Nos anos 1960, os Beatles dominaram as paradas de música como ninguém jamais havia feito. Naquela década, eles venderam 376 milhões de discos. Para contextualizar, Elvis Presley estava em segundo lugar com 131 milhões, os Rolling Stones em terceiro com 110 milhões, Simon and Garfunkel conquistaram 89 milhões e o próprio herói dos Fab Four, Bob Dylan, estava em quinto lugar com 72 milhões.
Além disso, eles emplacaram 11 singles consecutivos em primeiro lugar nas paradas de singles do Reino Unido. Os dados são da Far Out Magazine.
Foi uma década de domínio como nunca antes, e logo ficou claro que provavelmente nunca aconteceria de novo. Eles expandiram os horizontes da música e, como resultado, expandiram também a diversidade.
Na década de 2010, Adele liderou a lista de artistas mais vendidos da década, mas com apenas 73 milhões de vendas. Na década de 1970, isso a teria colocado apenas em 13º lugar, logo acima de Billy Joel. Assim, há evidências para o argumento de que nada mais vende tanto de forma unânime. Mas qual é o single que chegou em primeiro lugar com menor vendagem da história?
Em 2006, a banda de rock indie americana Orson chegou ao topo das paradas do Reino Unido com "No Tomorrow". No entanto, a música vendeu apenas 17.694 cópias. Isso a torna uma anomalia na história da música. Para contextualizar, "Candle in the Wind 1997" de Elton John é o single mais vendido mais rápido, alcançando 1,55 milhão de unidades vendidas em uma semana.
No entanto, a investida de Elton John ocorreu antes da era do streaming. Em 2006, uma estranha transição estava acontecendo, com o streaming ganhando força, assim como a pirataria em sites como o LimeWire.
Orson foi vítima desse cenário. Na época em que "No Tomorrow" foi lançada, muitas pessoas a estavam adquirindo ilegalmente e, mesmo quando se tratava de streaming, as paradas tinham dificuldade em quantificar esses dados além das compras físicas no iTunes.
Agora, a Official Charts Company explica que tem "coletado informações de streaming desde 2008 (quando o Official Subscription Plays Chart foi lançado), mas somente em 2014 o streaming finalmente entrou nas paradas oficiais principais. O primeiro a incorporar os streams de áudio foi o Official Singles Chart a partir do início de julho de 2014 - com 100 streams de áudio (provenientes de serviços como Spotify, Deezer, Napster e O2 Tracks, entre outros) equivalendo a 1 compra de single".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps