A balada que quase foi deixada de lado, mas se tornou hit memorável dos anos 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de setembro de 2023
A banda estadunidense Queensryche, que está na ativa desde a década de 1980, lançou excelentes músicas ao longo de sua longa e brilhante carreira. Uma das mais célebres é a tocante balada "Silent Lucidity", grande hit do grupo, que foi lançada em 1990, como faixa do ótimo "Empire".
"Silent Lucidity" se tornou não apenas um dos grandes sucessos do Queensryche, mas também uma das baladas mais conhecidas da história do Rock/Heavy Metal. Geoff Tate, ex-vocalista do Queensryche, falou sobre uma de suas obras mais famosas durante entrevista concedida ao programa Chaz & AJ In The Morning, veiculado pela rádio 99.1 PLR, de Connecticut (EUA).

Curiosamente, "Silent Lucidity" quase não entrou no tracklist de "Empire", como é possível conferir em transcrição da entrevista acima citada, publicada pelo site Blabbermouth.
"Não foi mais especial do que qualquer outra música em que estávamos trabalhando na época. E o engraçado sobre essa música é que ela quase não entrou no álbum. Nosso produtor na época [Peter Collins] disse: ‘Não acho que seja tão forte quanto o resto das músicas do álbum. Acho que vocês deveriam trabalhar mais nisso ou substituí-la por outra coisa’", relembrou Tate, que no fim das contas, concordou com o produtor.
Sucesso de "Silent Lucidity" surpreendeu membros do Queensryche
"Silent Lucidity" fez muito sucesso e se tornou o single mais bem-sucedido do Queensryche, atingindo o nono lugar da parada da Billboard. Segundo Tate, o sucesso alcançado surpreendeu os integrantes da banda.
"Na época, a música não tinha toda a orquestração; era apenas violão e vocal. E acho que ele estava certo, precisava que algo a mais fosse feito. E Chris DeGarmo, nosso guitarrista, ele a enviou para Michael Kamen, que fez a orquestração, trabalhou conosco em outros álbuns e fez trilhas sonoras de filmes e tudo mais. Michael nos enviou a música de volta com a orquestração, nós a colocamos no estúdio, a ouvimos e Peter Collins, nosso produtor, disse: ‘Ok, o álbum está pronto agora’. E ele estava certo. Não estava terminado; precisava de um toque final. E nunca pensamos que faria o [sucesso] que fez", acrescentou o frontman, que permaneceu no Queensryche até 2012.
"As pessoas se casaram com essa música, crianças nasceram com essa música, pessoas foram enterradas com essa música e crianças foram feitas com essa música. Realmente,teve um grande impacto na população", pontuou Tate.
Sobre o que fala "Silent Lucidity"?
Embora seja encarada com frequência como balada romântica, "Silent Lucidity" fala sobre uma pessoa que está tendo um sonho lúcido. Segundo o guitarrista Chris DeGarmo, que escreveu a balada, a inspiração veio de um livro chamado "Creative Dreaming".
"A música é sobre a capacidade de perceber que você está sonhando e realmente participar do sonho, moldá-lo, mudá-lo. Nunca tive a oportunidade de apresentar isso em forma de música, para falar sobre isso. Aconteceu muito bem neste projeto em particular", afirmou Chris, durante entrevista concedida em 1990.
Por fim, "Silent Lucidity" fez um sucesso gigantesco, tanto que 33 anos depois, continua sendo assunto de entrevistas. Talvez, nem em um sonho (lúcido ou não) Chris DeGarmo e Geoff Tate poderiam imaginar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro


31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Ex-Queensryche, vocalista Geoff Tate confirma show acústico no Rio de Janeiro
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
10 discos inesquecíveis de rock e heavy metal que foram lançados em agosto


