Matérias Mais Lidas


O grande e perigoso erro da primeira edição do festival The Town, segundo revista Veja

Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de setembro de 2023

A primeira edição do aguardado festival The Town chegou ao seu término no último domingo, 10 de setembro, após cinco dias repletos de atrações badaladas e uma série de erros e acertos que marcaram o evento.

Foto:: Divulgação
Foto:: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De acordo com uma análise feita pela revista Veja, um dos principais equívocos cometidos pela organização do festival foi a forma como os palcos foram distribuídos, gerando tumultos e situações potencialmente perigosas para o público presente.

Diferentemente do modelo adotado pelo renomado Lollapalooza, que espalha seus palcos por todo o vasto Autódromo de Interlagos, a equipe por trás do The Town optou por posicionar as estruturas de palco próximas umas das outras.

Em teoria, essa decisão visava reduzir o tempo de deslocamento entre os palcos, mas o que se viu foi uma concentração quase total do público em uma área relativamente pequena e apertada do autódromo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Isso se deve principalmente ao fato de que o palco Skyline e o palco The One, que abrigaram as principais atrações do festival, foram posicionados um de frente para o outro. Além disso, o palco Factory, que também atraiu um grande número de espectadores, foi montado nas proximidades.

Com todas as atrações reunidas em uma única região, os frequentadores do festival raramente saíram dessa área. O resultado foi uma multidão de cerca de 100 mil pessoas comprimidas como sardinhas em uma lata de conserva.

Para agravar a situação, o palco principal foi posicionado em um beco sem saída. Para sair do local, os participantes tinham que enfrentar um funil estreito que levava ao palco The One, ao mesmo tempo em que enfrentavam a fila do bar localizado logo à frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A partir desse ponto, outro estreitamento no caminho, com uma roda-gigante e o palco Factory, tornou a saída uma tarefa difícil. A má planejamento da logística resultou em congestionamentos que rivalizavam com o trânsito na marginal em horários de pico. Era difícil imaginar uma evacuação rápida em caso de emergência, e a possibilidade de pisoteamentos em situações imprevistas era uma preocupação real.

Outro aspecto crucial dessa má distribuição de palcos foi a falsa impressão de que o The Town tinha um público muito maior do que o Lollapalooza. Na realidade, ambos os eventos atraíram números semelhantes de público, em torno de 100 mil pessoas por dia. A diferença fundamental estava no uso do espaço disponível. Enquanto o Lolla ocupava uma grande extensão do Autódromo de Interlagos, o The Town deixava a maior parte do terreno praticamente vazia, concentrando o público em um único ponto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A lição que fica com o The Town é que, por vezes, é mais sensato seguir o que já se mostrou bem-sucedido. A distribuição de palcos em festivais é um aspecto crucial para garantir a segurança, o conforto e a experiência geral do público, e o equilíbrio entre a proximidade dos palcos e a utilização do espaço disponível é fundamental para o sucesso do evento. Espera-se que futuras edições do The Town levem essas lições em consideração e proporcionem uma experiência ainda melhor para os amantes da música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS