Tom Morello relembra 50 anos de golpe que resultou em ditadura militar chilena
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de setembro de 2023
O dia 11 de setembro ficou marcado por dois acontecimentos históricos. Em 2001, os Estados Unidos da América foram alvo de atentados terroristas que acabaram com a vida de milhares de pessoas. Décadas antes, em 1973, teve início a ditadura militar chilena, que acabou em 1990.
O músico Tom Morello, guitarrista da banda Rage Against The Machine, relembrou em suas redes sociais o golpe militar que resultou na ditadura. Veja abaixo a postagem compartilhada por Tom.
"Hoje marca o 50º aniversário do golpe apoiado pela CIA que derrubou o governo democraticamente eleito de Salvador Allende no Chile, dando início a décadas de ditadura violenta e ao assassinato, tortura e desaparecimento de milhares de pessoas. Foi uma honra ser convidado para os eventos memoriais do atual presidente do Chile, Gabriel Boric", escreveu Morello na legenda da postagem, que ainda contou com uma breve descrição de cada uma das fotos compartilhadas.
"1. No Museu da Memória de Santiago com fotos das vítimas. 2. Presidente Boric. 3. Mulheres vestidas de preto carregando velas circundam o palácio presidencial que foi bombardeado em 1973, onde o presidente Allende foi morto. 4. Momento de silêncio na sala onde o grande Victor Jara foi torturado até a morte e baleado mais de 40 vezes. 5. Toquei algumas músicas no Estádio Victor Jara, onde os militares levaram muitos prisioneiros para a morte. 6. Sentado no assento onde Victor se sentou em 1973. 7. A viúva de Victor, Joan, nunca parou de buscar justiça. 8. As Mães dos Desaparecidos da Argentina representando junto com muitos chefes de estado latino-americanos. 9. Pôr do sol em memória de Santiago."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps