Como Legião Urbana amenizou quebra de contrato com EMI por morte de Renato Russo?
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de setembro de 2023
A banda Legião Urbana lançou vários álbuns de estúdio que são lembrados com carinho até hoje, como "As Quatro Estações" e "Que País É Este". Em meados dos anos 1990, o contrato com a gravadora EMI previa mais três discos, só que Renato Russo faleceu em 1996.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em live no Pitadas do Sal, Julliany Mucury, autora de "Renato, O Russo", explicou que para amenizar essa quebra de contrato a Legião Urbana resolveu lançar o álbum duplo "Uma Outra Estação".
"O Renato Russo partiu em 1996 e é interessante ver que a banda se comprometeu a lançar esse álbum de maneira póstuma. Mais da metade das músicas já existiam. Se houve um retrabalho, tudo bem. De maneira inteligente, o Dado e o Bonfá tiveram esse compromisso. Aliás, eles tinham compromisso de mais três álbuns com a EMI.
Imagina essa quebra de contrato, então eles sanaram um pouco esse lado deles. Eles lançaram um disco duplo póstumo. Tudo que o Renato queria era que o ‘2’ e o ‘Tempestade’ tivessem sido duplos, mas não foram. Nesse disco todos voltaram, como o Renato Rocha, para fazer participação. Não era só cumprir o contrato, eles precisaram pensar na estrutura do álbum".
Curiosidades sobre o "Uma Outra Estação"
Dentro do tracklist de "Uma Outra Estação", a música "Comédia Romântica" seria um recado de Renato Russo para seus companheiros de banda Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. É o que conta Júlio Ettore em vídeo no seu canal.
"A maior parte das letras que o Renato Russo deixou para esses dois últimos discos são recados que ele dá para várias pessoas, como parentes, pessoas, amigos, colegas de trabalho, ex-namoradas e ex-namorados. O Renato não revelou para quem ele está falando nessa canção, mas o Dado e o Bonfá disseram em entrevistas de 1997 que acreditavam que o Renato estava falando deles. A gente sabe que o Renato era um cara meio mandão e convicto das coisas que achava e reagia muito mal às críticas. Teria uma dose de arrependimento nos versos". Confira abaixo trechos da letra:
"Acho que só agora eu começo a perceber / Tudo o que você me disse / Pelo menos o que lembro que aprendi com você / Está realmente certo (...) / Se o tempo pudesse voltar dessa vez / Sou eu mesmo e serei eu mesmo então / E não há nada de errado comigo, não".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps