Def Leppard: Joe Eliott comenta a genialidade de seu álbum favorito do AC/DC
Por André Garcia
Postado em 28 de outubro de 2023
Por estar entre os álbuns mais vendidos de todos os tempos, o "Back in Black" é sempre o primeiro que o pessoal pensa quando o assunto é AC/DC. Com clássicos como a faixa-título, "Hell's Bells" e "You Shook Me All Night Long", ninguém questiona sua qualidade.
Quando o assunto é o álbum favorito deles, entretanto, nem sempre ele é o apontado. Para gigantes do rock como Eddie Van Halen e Joe Perry, o insuperável foi o "Powerage". Quinto álbum dos irmãos Young e companhia na Austrália (o quarto no ocidente), impressionou com sua sonoridade matadora, suas composições mais ambiciosas, e hits como "Riff Raff".
Quem também o tem como favorito é Joe Eliott — vocalista do Def Leppard. À Classic Rock, ele escreveu uma verdadeira declaração de amor áquele disco, e comentou a genialidade da banda:
"O AC/DC gravou muitos discos incríveis, mas para mim, 'Powerage' é imbatível. 'Highway To Hell' é um ótimo álbum. 'Back In Black' é um álbum incrível. Mas eram diferentes em termos de produção: aqueles eram álbuns de estúdio, enquanto 'Powerage' realmente capturou como a banda soava ao vivo. Além disso, é o melhor som que eles conseguiram com Harry Vanda e George Young na produção. Tem aquela sensação de gravação ao vivo no estúdio, mas também é mais poderoso do que 'Let There Be Rock' ou 'Dirty Deeds Done Dirt Cheap'. E, ao contrário de 'Let There Be Rock', a maioria das músicas de 'Powerage' está de fato afinada!"
"Há tantas músicas incríveis em 'Powerage'. 'Rock And Roll Damnation' [...] e depois você tem 'Riff Raff', 'Sin City', 'Gimme A Bullet', 'Down Payment Blues'... [...] Incrível, absolutamente incrível - o álbum inteiro. A introdução de 'Down Payment Blues' é incrível. É sutil para o padrão do AC/DC e muito bem executada. [...] Uma das faixas desconhecidas que eu amo é 'What’s Next To The Moon'. Algumas das melhores coisas de Bon Scott estão em 'Powerage': a história da namorada viciada em 'Gone Shootin'', as coisas sobre estar desempregado em 'Down Payment Blues' e todas as ótimas frases em 'Sin City': 'Traga as dançarinas e coloque o champanhe no gelo!' Fantástico."
"O AC/DC tinha algo que outras bandas nunca tiveram. Eu odeio a expressão 'X factor' (por que o programa de TV a arruinou), mas é o que o AC/DC tinha. Eles tinham aquele toque extra de magia que outras bandas desejam, mas ou você tem ou não tem. Não dá para fabricar. O UFO tinha isso com o Schenker; o Thin Lizzy tinha isso com a formação clássica com Brian Robertson e Scott Gorham… e o AC/DC absolutamente tinha isso quando gravaram o 'Powerage'. Há uma boa razão pela qual Keith Richards o considera um dos melhores discos já feitos. Como dizem, não é ciência espacial, é puro rock n roll — e é bom pra c*ralho!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps