A falta de coragem que levou Iggor Cavalera a dar migué para não tocar com Ratos de Porão
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2023
Nos anos 1980, São Paulo era um caldeirão fervilhante de culturas musicais e juvenis. No entanto, duas tribos musicais se destacavam e, muitas vezes, se encontravam em desacordo: os metaleiros e os punks. Essas duas subculturas musicais eram conhecidas por sua paixão pela música, mas também por suas diferenças fundamentais.
Sepultura - Mais Novidades
Os metaleiros eram conhecidos por sua afinidade com o heavy metal, com suas guitarras distorcidas e letras muitas vezes obscuras e intensas. Eles se vestiam com jaquetas de couro, botas de cano alto e adoravam bandas como Iron Maiden e Metallica. Os punks, por outro lado, abraçavam um ethos mais antiestablishment e político, com uma atitude de "faça você mesmo" que se refletia em sua música rápida e crua e em suas roupas repletas de patches e tachas.
Essas duas tribos, apaixonadas por suas respectivas músicas e estilos de vida, frequentemente entravam em conflito. Os shows e eventos na cidade muitas vezes se tornavam arenas de confronto entre metaleiros e punks, alimentando uma rivalidade que parecia intransponível.
No entanto, em 1987, algo notável aconteceu que começou a amenizar essa tensão. As bandas Sepultura e Ratos de Porão, cada uma representando uma dessas tribos, decidiram se unir para um show conjunto. O evento foi histórico não apenas por sua qualidade musical, mas também por seu impacto social.
O show conjunto de Sepultura e Ratos de Porão desafiou as expectativas e preconceitos de ambos os grupos de fãs. Pela primeira vez, os metaleiros e punks compartilharam o mesmo espaço, não como rivais, mas como amantes da música. O evento marcou uma virada, sinalizando que a música podia unir em vez de dividir.
No livro "Sepultura: os primórdios", editado pela Estética Torta, os autores contam que essa tensão entre as tribos fez com que Iggor Cavalera, então baterista do Sepultura, fingisse quebrar o próprio braço para evitar ter que tocar e encarar os punks. O livro está com desconto de 20% no site da editora com o cupom WHIPLASH20.
"Logo depois de terminar a gravação, o Sepultura viajou para São Paulo, onde participou de um show histórico com o Ratos de Porão no Mambembe. Histórico porque foi a primeira vez que uma banda punk e uma de metal tocavam juntas em São Paulo, cidade tradicionalmente dividida por rixas entre as duas tribos, punk e metal. Iggor estava com tanto medo de tocar com o Ratos que engessou o braço e disse que havia se machucado andando de skate. Ninguém acreditou na lorota e forçou a barra para ir a São Paulo. O temor sumiu assim que o Sepultura subiu no palco e viu a plateia, composta de metaleiros e punks se comportando como irmãos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd

O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Após a saída de Max Cavalera, muita gente deu as costas ao Sepultura, segundo Derrick Green
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Andreas Kisser: teste para o Metallica foi uma das melhores experiências da vida dele
Max Cavalera: Os motivos que o levaram a sair do Sepultura


