A falta de coragem que levou Iggor Cavalera a dar migué para não tocar com Ratos de Porão
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2023
Nos anos 1980, São Paulo era um caldeirão fervilhante de culturas musicais e juvenis. No entanto, duas tribos musicais se destacavam e, muitas vezes, se encontravam em desacordo: os metaleiros e os punks. Essas duas subculturas musicais eram conhecidas por sua paixão pela música, mas também por suas diferenças fundamentais.
Sepultura - Mais Novidades
Os metaleiros eram conhecidos por sua afinidade com o heavy metal, com suas guitarras distorcidas e letras muitas vezes obscuras e intensas. Eles se vestiam com jaquetas de couro, botas de cano alto e adoravam bandas como Iron Maiden e Metallica. Os punks, por outro lado, abraçavam um ethos mais antiestablishment e político, com uma atitude de "faça você mesmo" que se refletia em sua música rápida e crua e em suas roupas repletas de patches e tachas.
Essas duas tribos, apaixonadas por suas respectivas músicas e estilos de vida, frequentemente entravam em conflito. Os shows e eventos na cidade muitas vezes se tornavam arenas de confronto entre metaleiros e punks, alimentando uma rivalidade que parecia intransponível.
No entanto, em 1987, algo notável aconteceu que começou a amenizar essa tensão. As bandas Sepultura e Ratos de Porão, cada uma representando uma dessas tribos, decidiram se unir para um show conjunto. O evento foi histórico não apenas por sua qualidade musical, mas também por seu impacto social.
O show conjunto de Sepultura e Ratos de Porão desafiou as expectativas e preconceitos de ambos os grupos de fãs. Pela primeira vez, os metaleiros e punks compartilharam o mesmo espaço, não como rivais, mas como amantes da música. O evento marcou uma virada, sinalizando que a música podia unir em vez de dividir.
No livro "Sepultura: os primórdios", editado pela Estética Torta, os autores contam que essa tensão entre as tribos fez com que Iggor Cavalera, então baterista do Sepultura, fingisse quebrar o próprio braço para evitar ter que tocar e encarar os punks. O livro está com desconto de 20% no site da editora com o cupom WHIPLASH20.
"Logo depois de terminar a gravação, o Sepultura viajou para São Paulo, onde participou de um show histórico com o Ratos de Porão no Mambembe. Histórico porque foi a primeira vez que uma banda punk e uma de metal tocavam juntas em São Paulo, cidade tradicionalmente dividida por rixas entre as duas tribos, punk e metal. Iggor estava com tanto medo de tocar com o Ratos que engessou o braço e disse que havia se machucado andando de skate. Ninguém acreditou na lorota e forçou a barra para ir a São Paulo. O temor sumiu assim que o Sepultura subiu no palco e viu a plateia, composta de metaleiros e punks se comportando como irmãos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Dick Parry, saxofonista que fez história com o Pink Floyd, morre aos 83 anos
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Você sabe tudo sobre Iron Maiden? Responda esse desafio de 30 perguntas e descubra
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
A foto que prova que Iron Maiden quase tocou "Infinite Dreams" em 2012, segundo fã page
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)
Como era o baixista Cliff Burton, de acordo com as palavras de Scott Ian
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Bittencourt e Andreoli falam sobre a história do Angra no Rock Paulista em série da TV Globo
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
O álbum do Queen que Derrick Green gostaria de ter feito
Evan Seinfeld (Biohazard) canta "Slave New World" com o Sepultura nos EUA
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
A verdadeira história da capa de "Roots", clássico do Sepultura que mudou o metal mundial
O vexame em evento de família que fez Andreas Kisser decidir parar de beber álcool
Andreas Kisser: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira"


