Como o guitarrista Chris Broderick se tornou membro do In Flames, segundo Björn Gelotte
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2023
A veterana banda In Flames, que está na ativa há mais de 30 anos, passou por muitas mudanças de formação ao longo de sua brilhante trajetória. Uma das últimas trocas começou a se desenhar em 2019, quando o guitarrista Niclas Engelis, que estava no grupo há cerca de uma década, informou seus parceiros que não poderia sair em turnê. Arrumar um substituto não seria um problema irremediável, se não fosse pelo fato de Niclas ter avisado que iria se ausentar 48 horas antes do início da tour.
A controversa saída de Niclas Engelin
"Niclas nos enviou uma mensagem dizendo que simplesmente não poderia fazer a tour, basicamente de sua cama de hospital. Ele se queimou ou bateu em uma parede em algum lugar. Por que ele estava no hospital? Você teria que perguntar a ele", afirmou o guitarrista Björn Gelotte, em entrevista concedida à Metal Hammer.
Os caminhos de In Flames e Chris Broderick se cruzaram
O In Flames não tinha muito tempo, mas, felizmente, um guitarrista talentoso e muito dedicado apareceu no caminho do grupo: Chris Broderick, que fez parte das bandas Jag Panzer, Megadeth e Nevermore.
"Estávamos realmente em uma situação estranha porque a turnê não só foi anunciada, como já estava acontecendo. Nossa equipe estava nos EUA e estávamos nos preparando para voar. Não sabíamos o que fazer já que somos uma banda de dois guitarristas. Conversamos com a gerência e eles nos deram alguns nomes de pessoas que estavam disponíveis.
Assim que ouvimos o nome de Chris, soube que estávamos bem. Porque não conheço ninguém que trabalhe mais e tenha a habilidade de aprender músicas mais rápido do que Chris. E isso se tornou um relacionamento muito legal para mim, porque era como se eu tivesse meu professor comigo e aprendesse muito com ele todos os dias.
Não sou um guitarrista nato e ele é um mestre. Ele pegou as músicas tão rapidamente que desenvolvemos nossas próprias versões delas ao vivo. Ele dizia: ‘Ok, você toca isso. Posso fazer isso em vez disso?’. Mesmo que nos conheçamos há tanto tempo, nunca tocamos juntos, então poder trabalhar juntos assim foi incrível", disse Björn, desta vez, à Guitar World.
Chris já conhecia Björn muito antes de entrar no In Flames
Embora tenha se tornado membro do In Flames em 2019, Chris já conhecia os integrantes do grupo desde o início do Século XXI.
"Eles fizeram turnê com Jag Panzer e Iced Earth em 2002. Para mim, eles eram os caras legais da turnê. Eu era um nerd idiota tocando minha guitarra e eles eram uma banda badalada. Nós nos conhecemos e quando eles passavam pela cidade, eu ia vê-los, saímos e nos tornamos amigos", disse o guitarrista, que está feliz em fazer parte do In Flames.
"Tem sido divertido para mim porque sempre adorei guitarras duplas e tentar coisas diferentes com melodias e harmonias. Muitas vezes fui classificado como guitarrista solo, então é divertido trabalhar com Björn, especialmente nas harmonias. Mesmo que não as usamos nas músicas, vamos trabalhar nelas nos bastidores e incorporá-las nas pequenas coisas que escrevemos", acrescentou Broderick.
Broderick fez sua estreia em estúdio com o In Flames no excelente "Foregone", lançado em fevereiro de 2023. A banda está divulgando o álbum e a turnê passará por São Paulo no dia 9 de novembro. Leia mais detalhes na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps